quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agrodefesa alerta para riscos de Germinivírus do tomateiro em municípios produtores

A Agrodefesa reafirma a necessidade dos envolvidos na cadeia produtiva do tomate cumprirem as medidas obrigatórias para a prevenção e controle da mosca branca e do geminivírus. De acordo com a Instrução Normativa Estadual nº 006/2011, são obrigatórios a produção de mudas em viveiros devidamente equipados; e o respeito a data de transplantio (01/02 a 30/06) pelos produtores de tomate rasteiro e também pelos de tomate tutorado nos municípios de Morrinhos, Itaberaí, Turvânia, Cristalina, Luziânia, Silvânia, Orizona, Vianópolis, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e Goianésia.
Além do calendário de transplantio, é muito importante que o produtor fique atento a outras medidas de caráter obrigatório, como o cadastramento das lavouras de tomate até 15 dias após o transplantio pelo site www.agrodefesa.go.gov.br, e a eliminação com eficiência e rapidez dos restos culturais até 10 dias após a colheita de cada talhão. 
Segundo o coordenador Programa de Prevenção e Controle de Pragas na Cultura do Tomate, Samuel Esteves Pereira, caso o produtor tenha dificuldades de acessar o site da Agrodefesa para efetuar o cadastramento, pode comparecer a qualquer um dos escritórios da Agência para realização do procedimento com o auxílio dos fiscais agropecuários.
Quanto aos agrotóxicos, a Agrodefesa alerta sobre as principais exigências para o uso correto dessas substâncias, como a utilização somente de agrotóxicos registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados na Agência; respeito ao período de carência (período compreendido entre a aplicação do produto e a colheita); e utilização do equipamento de proteção individual (EPI) durante as aplicações de produtos fitossanitários. Todas essas medidas, se seguidas corretamente, podem garantir o bom desenvolvimento das lavouras e evitar prejuízos para o setor.

* Texto com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos Reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....