sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vacinação contra gripe A continua em Goiás

A vacinação contra a gripe suína (H1N1) vai continuar enquanto tiverem doses no Estado. A informação foi dada no final da tarde de quarta-feira (02) pela secretária da Saúde, Irani Ribeiro, durante coletiva à imprensa. Estão distribuídas nos municípios goianos 300 mil doses e 60 mil na SES. Foram aplicadas 2,5 milhões de doses, o que representa 88% das pessoas que fizeram parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Irani Ribeiro de Moura conclama que os municípios que não atingiram os 80% preconizados pelo Ministério da Saúde continuem com ações de incentivo à imunização. “Quanto maior for a cobertura que conseguirmos, maior será nossa segurança ao enfrentar a possível nova onda da doença. Pessoas protegidas significa redução de casos e maior sobrevida”, declarou. A secretária ainda agradeceu a participação dos vacinadores, que cumpriram suas atividades durante a semana e alguns finais de semana.
O baixo número apresentado nos índices de crianças de dois a quatro anos e no grupo de adultos de 30 a 39 é justificado pela não inserção de todos os números por parte dos municípios. “Aos poucos os municípios vão repassando dados que ampliam esses números e vão nos mostrar a realidade desses grupos. O procedimento é normal e dentro de algumas horas serão alterados”, explica Elizabeth Araújo, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde. Até o último dia 27, foram notificados 259 casos suspeitos de gripe A. Destes, 149 foram descartados. Oito casos foram confirmados, sendo que dois deles vieram a óbito. (Agecom).

3 comentários:

  1. BBC: Especialistas em gripe suína da OMS trabalhavam para a indústria farmacêuticas

    Os principais cientistas por trás dos conselhos da OMS sobre estocar de medicamentos contra a gripe H1N1 tinham vínculos financeiros com empresas fabricantes de tais medicamentos, concluiu uma investigação.

    O BMJ - Jornal Britânico de Medicina - diz que os cientistas tinham declarado abertamente esses interesses em outras publicações e ainda assim a OMS não fez qualquer menção sobre estas ligações.

    Esta notícia vem ao mesmo tempo que um relatório do Conselho da Europa criticando a falta de transparência em torno do tratamento da pandemia da gripe suína.

    Fontes:
    BBS: WHO swine flu experts 'linked' with drug companies
    http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/10235558.stm
    British Medical Journal: Conflicts of Interest
    WHO and the pandemic flu "conspiracies"
    http://www.bmj.com/cgi/content/extract/340/jun03_4/c2912
    Traducao:
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/06/bbc-especialistas-em-gripe-suina-da-oms.html

    ResponderExcluir
  2. Essas teorias da conspiração só vem a prejudicar a conjuntura de nossa saúde pública. É necessário prestar mais atenção em dados oficiais e pesquisas feitas por órgãos de credibilidade que acreditar em teses compartilhadas no mundo da web por spams ou e-mais em caixa alta espalhados por aí.

    ResponderExcluir
  3. Emerson, essa afirmação não é verdadeira. A vacina existe para proteger as pessoas contra as doenças, como ocorre com uma série de outras vacinas. Em todas as novas doenças e novos vírus que surgem pelo mundo, surgem também, em contrapartida, boatos semelhantes, que não favorecem em nada o combate às doenças, assim como a tentativa de diminuir os danos causados por elas na população.


    Nosso país tem tradição em campanhas de vacinação. Já erradicou doenças e diminuiu os danos causados por muitas outras. A vacina é justamente para ajudar a diminuir os males provocados por um vírus que matou milhares de pessoas pelo mundo e, centenas no Brasil.


    Mais informações:
    comunicacao@saude.gov.br


    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....