CAROS LEITORES, OS TÓPICOS ABAIXO SÃO PREDOMINANTEMENTE BOATOS. QUALQUER RELAÇÃO COM A VERDADE É MERA COINCIDÊNCIA:
- Tem reunião do grupo FICO, formado por todos os partidos de oposição, no povoado de Buritizinho neste domingo, 04 de março, a partir das 10 da manhã, com a presença do deputado estadual Valcenor Brás, do PTB.
- Tem reunião do grupo FICO, formado por todos os partidos de oposição, no povoado de Buritizinho neste domingo, 04 de março, a partir das 10 da manhã, com a presença do deputado estadual Valcenor Brás, do PTB.
- A última reunião do FICO, no distrito de Ubatan, segundo informações de terceiros, foi um fiasco, com presença de pouquíssimas pessoas da comunidade e com a ocorrência de alguns desentendimentos entre as lideranças do grupo.
- O FICO, depois de muito tentar, conseguiu ser recebido pelo governador Marconi Perillo. Há muitas incertezas quanto à composição da chapa majoritária do grupo, mas segundo boatos, o predileto do governador é Chico do Evaristo. Marconi só investiria na sua base em Orizona se o candidato fosse do PSDB.
- O médico Joaquim Marçal (PSDB) e outros pré-candidatos do FICO estariam utilizado da informação que o ex-prefeito Dr. Itamar (PP) não poderia ser candidato por problemas nas contas de sua gestão, para defender as suas pré-candidaturas. Essa informação não é verdadeira, porque as contas não aprovadas de Itamar ainda estão em julgamento e assim, ele ainda não teria problemas com a Lei da Ficha Limpa.
- Em pesquisas internas realizadas por partidos orizonenses, o único da oposição que hoje teria apoio e popularidade do eleitorado para disputar uma eleição seria o próprio Itamar. Já Roseli (PSB) estaria muito desprestigiada entre os seus eleitores, na maioria das vezes, peemedebistas insatisfeitos que vieram a fundar o partido, mas que jamais aprovariam uma aliança com os partidos que vieram da antiga ARENA.
- Muitos nomes pleiteiam uma pré-candidatura para disputar a eleição com o PMDB. Os mais novos a virem em evidência foi os dos agropecuaristas Nelson Carneiro e Oleno Marçal, que podem ser uma alternativa, pois não possuem desgaste nenhum.
- Aderindo a metodologia das reuniões nas comunidades, iniciada pelo FICO, o PMDB iniciou na última semana uma série de reuniões que irá culminar com um encontro municipal no dia 30 de março.
- Segundo informações da direção do PMDB, na primeira reunião, dia 28 de fevereiro, em Montes Claros, foram colhidas mais de 100 assinaturas somente de moradores da região. A militância está respondendo uma pesquisa que avalia a atuação do governo municipal e sugere quais rumos o partido deverá tomar.
- Em Montes Claros, o ex-prefeito Anteres, atual presidente do PMDB, defendeu a continuidade de Felipe Dias e praticamente se lançou candidato a vice. Anteres ressaltou que não há nenhuma diferença entre ele e o prefeito Felipe Dias.
- A postura de Anteres desagrada o PT e o PR, da base governista. Os partidos dizem que só coligarão se for mantida a composição da chapa majoritária. Anteres também tem muita rejeição no segmento evangélico, que foi nas últimas eleições fundamental para levar Felipe à prefeitura. Estaria o partido disposto a encampar uma chapa "puro sangue"?
- Com os impasses que estão sendo gerados, muitos peemedebistas já defendem que seja realizada uma convenção para definir sobre a formação das chapas majoritária e proporcionais. Em nota oficial do PMDB, a direção do partido disse disposto a negociar alianças com qualquer agremiação partidária que seja.
- O PMDB definiu também que somente a executiva do partido está autorizado a fazer as articulações com outros partidos. O presidente do PR, Wesley Camamugi, teria comentado que o partido não discutiria alianças com Anteres e Rinaldo Costa. Enquanto isso, o próprio PR dá sinais de estar aberto a propostas do FICO.
- Já o PT disse que só coligará novamente com o PMDB se pelo menos tiver Antônio Baiano vice de Felipe Dias. Do contrário, só coligará com qualquer partido se tiver o atual vice-prefeito na "cabeça de chapa". Ou ainda se não for possível, o partido optará por uma disputa autônoma.
- Na reunião do PMDB no dia 01 de março no povoado de Taquaral, a surpresa foi a presença do ex-vereador Zé Coalhada, que integra a oposição. Dizem que o líder comunitário inclusive mobilizou a comunidade para a reunião, que contou com a presença de mais de 120 pessoas.
- O presidente do PMDB, Anteres, até brincou com Zé Coalhada, dizendo que se o mesmo quisesse, as fichas de filiação estavam ali, e que ele poderia fazê-la naquele momento.
- A próxima reunião do PMDB será dia 06 de março, no povoado de Corumbajuba. Segundo alguns peemedebistas daquela região, como o professor Nélio, já foi feita uma reunião preparatória para o grupo local definir a postura que irão defender na reunião.
- O fato é que, aconteça o que acontecer, o PMDB terá os seus três mil e poucos votos. Aconteça o que acontecer, PSDB, PP, DEM, PSB e PTB terão os seus três mil e poucos votos. Os votos restantes são os que definem as eleições.
- Resta agora a seriedade e a sabedoria dos líderes partidários em consolidar alianças, porque uma margem pequena de eleitores irá definir o futuro político/ administrativo no município. Mesmo um partido pequeno, que fique fora da "distribuição", poderá definir as eleições, para um lado ou para o outro.
* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....