quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Não deixe sua mãe ler o que publicam no Diário da Manhã

A cada nova manhã, quando pego o Diário da Manhã em mãos me deparo com um conteúdo cada vez mais assustador, digno de um folhetim partidário. Chego a pensar que publicações como o 'Mutirão', de apoio à campanha de Iris, consigam ser mais isentas que o referido jornal.
Vamos à capa do DM nesta quarta-feira (29). Me chamou a atenção algumas matérias e me sinto no direito de comentá-las:
- No topo, acima do título do jornal (porque os interesses parecem estar acima da credibilidade da publicação), um anúncio em caixa alta e letras garrafais: "MARCONI VENCE NO PRIMEIRO TURNO". Nesse caso não há como não ser irônico e responder: - Ué, mas as eleições já aconteceram? O TRE precisa ficar mais atento. Informes publicitários de candidatos terão que vir acompanhados do CNPJ do interessado e do valor pago pelo anunciante (é o que foi feito pelo adversário do senador Marconi ao divulgar hoje em O Popular resultados da pesquisa Brasmarket). Os informes deverão estar incluídos nas prestações de contas da campanha. Do contrário, configura crime eleitoral.
- As duas matérias seguintes, de maior destaque na capa são extremamente tendenciosas. A primeira aborda a falta de água em 166 bairros de Goiânia nesta terça-feira (28) e busca responsabilizar (e atingir) ao mesmo tempo o governo do Estado (de Alcides Rodrigues que é o inimigo nº 1 de Marconi e que apoia Vanderlan) e a prefeitura de Goiânia (do PT de Paulo Garcia, ex-vice de Iris, o grande adversário do tucano nas urnas).
- A segunda matéria de relevância aborda o debate entre governadoriáveis, realizado pela TV Anhanguera nesta terça-feira. O texto (que acredito já vir editado do comitê do candidato em questão e ter sido redigido pelo próprio senador) diz: "No debate promovido pela TV Anhanguera na noite de ontem, governadoriáveis Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR), ajudados por Marta Jane (PCB), concentraram esforços para atacar o líder das pesquisas, Marconi Perillo (PSDB), na tentativa de forjar o segundo turno. Mas encontro frusta as expectativas e se torna incapaz de produzir o fato novo com força para alterar o curso do pleito".
Leio e releio esta última matéria e a cada vez que faço esse exercício, mais distante fico de acreditar nos motivos que levam um jornal de grande circulação a ter tamanho desrespeito pelo leitor. O que é ética para este veículo? Os seus diretores sabem o que de fato significa o termo 'liberdade de expressão'? Teriam os leitores desse jornal o perfil intelectual do Scooby Doo?
Se me perguntarem, porém, o conteúdo que tem no restante do jornal, sou obrigado a confessar que não tive a coragem de abri-lo. E também não aconselharia minha mãe e minha filha a fazerem o mesmo com um jornal que diz palavrões e que publica imagem obscenas.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....