domingo, 11 de novembro de 2012

Marrequinho: Apresentadores Sertanejos de Goiás - Capítulo XXIV

De pé: Dr. Amélio Alves e o compositor Marrequinho.
Sentados: Claudino Silveira (R.D.G.), Goianinha
e Jason Abrão (R.B.C.), em 2007.                                
Alguns artistas sertanejos goianos ou radicados em Goiás, que não acharam jeito (assim como eu), de extrair da arte os recurso necessários para a sua subsistência como intérpretes, mas não querendo se afastar do meio artístico, optaram por se transformarem em apresentadores, e, lançaram seus próprios programas. Registro aqui, quatro desses casos: BRAZÃO, ADOLFINHO, REIZÃO e o JOÃO VELOSO. Nos três primeiros casos, os programas foram mantidos no ar enquanto seus titulares viveram. E o "Na Beira da Mata", do Veloso (R.B.C.), está no ar até hoje, sendo apresentado pelo seu próprio titular: João Veloso.¹

De apresentadores que não eram intérpretes, e marcaram época, no rádio goiano quero citar: Jerominho do Sertão (RBC), Fernando Santiago, que veio de Minas Gerais e nos mostrou uma nova forma de apresentar programa sertanejo. Conseguiu um feito inédito, para a época. Lançou um programa na Rádio Clube de Goiânia, (Pioneira em Goiás), do meio dia ao meio dia e meia. Chamava-se "MOMENTO SERTANEJO". Foi muita ousadia do mineiro, mas, também foi um sucesso danado. Pena que após uns dois anos e meio, o Fernando, por motivos pessoais, teve que voltar para a sua terra natal, Ituiutaba (MG). Saiu do ar, o Momento Sertanejo, mas até hoje, a lembrança daquele programa invade a minha mente e me faz viver momentos de saudade. 
Também de Minas Gerais (Uberlândia), veio Moraes César, radialista competente pra caramba que tinha um estilo diferente, cativante, e lançou, na Rádio Anhanguera, os inesquecíveis programas "NOSSA FAZENDA" e "PREFERÊNCIA SERTANEJA" que permaneceram no ar enquanto seu titular viveu. "Nossa Fazenda", já na Brasil Central, após a morte do Moraes continuou sendo apresentado por algum tempo pela esposa do saudoso radialista (Soraya) e pelo competente e dedicado apresentador Amélio Alves. 
Os apresentadores: Zé Castro, Clarindo Rodrigues, Faria Neto, Gonçalves Lima, Jeremias (Anápolis), Getúlio de Souza (Rialma) e alguns mais, outros menos recentes, como: Batista Santo, Jason Abrão, Lázaro Santos, Farid Abreu, o atual Campeão (O primeiro Campeão, meu irmão, já é falecido), Eduardo Ferreira, Justino Guedes e Barbosinha indiscutivelmente fazem parte dos que conquistaram o direito de serem chamados de: Patrimônio nosso. 
Dizem que santo de casa não faz milagres, não concordo. E explico por que. Existe um radialista, um profissional na verdadeira acepção da palavra, um ícone no segmento de apresentação de programas sertanejos em Goiás, que é também, na realidade, um dos maiores exemplos de responsabilidade, competência, perseverança, ética, amor e dedicação pelo que faz, há mais de meio século. E é goiano (Nova Aurora). Estou me referindo ao CLAUDINO JOSÉ DA SILVEIRA, "O Doutor do Sertão", da Rádio Difusora de Goiânia. Parafraseando o poeta Ubirajara Moreira, eu digo que as imagens verbais são muito pequenas para que com elas eu possa demonstrar a grandeza desse inigualável defensor da verdadeira, da genuína música brasileira (concepção minha), a música sertaneja, através do seu tradicionalíssimo programa: "NO MOURÃO DA PORTEIRA" (Rádio Difusora de Goiânia). 

¹ Este livro foi publicado em 2010. Atualmente o Programa “Na beira da Mata”. Do João Veloso é apresentado diariamente das 5.00h as 7.00h pela Rádio 1000 FM- Goiânia.


Contato com Marequinho:

* Vigésimo quarto capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: Divulgação. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....