terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Inaugurada a Unidade Beneficiadora de Mel da COAPRO

A COAPRO - Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores de Orizona reinaugurou na última quinta-feira, 6 de dezembro, sua UBM - Unidade Beneficiadora de Mel, com a meta de chegar em breve a produzir cerca de 35 toneladas por mês. O projeto ganhou corpo depois da inscrição da unidade no SIF - Serviço de Inspeção Federal, emitido pelo Ministério da Agricultura.
A renovação da UBM contou com o apoio do Sebrae Goiás na capacitação dos produtores e profissionais envolvidos no projeto. Desde 2010 a Coapro gerencia a UBM, construída pela prefeitura de Orizona com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A unidade fica próxima da sede administrativa da cooperativa, no Distrito Agroindustrial de Orizona, e faz parte de um projeto de incremento da apicultura na região Sudeste e Estrada de Ferro de Goiás.


Além do Sebrae-GO, integram a parceria a Apis Goiás - Associação de Apicultores de Municípios e do Estado, UFG e diversos órgãos dos governos federal, municipal e do estado. “Já negociamos com a prefeitura a aquisição das áreas próximas à UBM visando uma expansão. A partir de 2013, vamos diversificar a produção com compostos de mel que agreguem valor à produção. Por trás desse negócio, existem as pessoas e com elas o cooperativismo, por isso que acreditamos tanto nesse projeto”, disse o presidente da Coapro, Haroldo Max de Sousa (também presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO), na solenidade de reinauguração da UBM, que contou com produtores cooperados, diretores da cooperativa, representantes das entidades parceiras e autoridades políticas de Orizona, tendo à frente o prefeito Felipe Dias.






















Dos 584 produtores cooperados da Coapro (que tem no leite seu principal produto), cerca de 50 já se dedicam à produção de mel. Wanderson Portugal, diretor-técnico do Sebrae Goiás, ressaltou a importância da nova unidade para a produção de mel no estado. “O mel deve ser visto como uma atividade empresarial. Esta UBM não é uma unidade local, ela já tem relevância estadual e vamos elevar ainda mais essa importância integrando-a com produtores de outros estados a partir de um congresso que realizaremos no ano que vem”, afirmou Portugal.


* Texto com informações da Assessoria da OCB/SESCOOP-GO. Imagens: Anselmo Di Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....