segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Decreto institui Comitê de Combate à Dengue em Orizona

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) reunião de Mobilização contra a Dengue no município de Orizona, uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, juntamente com o Gabinete do Prefeito. O evento foi realizado no auditório do Fórum da Comarca de Orizona, ao lado da rodoviária. Várias lideranças do poder público e dos diversos segmentos organizados do município participaram da reunião que discutiu o quadro da Dengue no município e as ações necessárias para diminuição dos focos do mosquito transmissor.
Na abertura, o secretário de Administração Rinaldo Costa falou do propósito da mobilização e a necessidade de agir nesse momento, já que o período que coincide com a realização do Carnaval é geralmente o de maior incidência da virose. O chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cláudio Sousa Porto, apresentou um comparativo de dados da infestação do mosquito transmissor em Orizona. Em 2010, o primeiro quadrimestre foi o com maior incidência de focos. No mês de dezembro, os índices começaram a ficar preocupantes. Em janeiro deste ano, os focos do município transmissor chegaram a 10,17%, um percentual altíssimo e que trazia o risco eminente de uma nova epidemia.
Diante o quadro preocupante, o Governo Municipal, através das secretarias de Saúde e Ação Urbana, realizou o manejo ambiental em todos os bairros, fazendo com que esses índices reduzissem para 3,7%, considerados ainda muito altos. Até o momento foram 7 casos notificados em 2011, sendo 2 confirmados para Dengue. Segundo o Ananias Vieira Caixeta, supervisor regional do Núcleo de Apoio às Endemias de Morrinhos, a população e o poder público não devem ficar culpando um ao outro, devem agir juntos nesse momento. O manejo ambiental, segundo Ananias, foi muito importante, mas não suficiente. "O 'Dia D'  de combate à Dengue deve ser todos os dias", acrescentou. O vice-prefeito Antônio Baiano e o juiz de Direito Dr. Ricardo de Guimarães e Souza também fizeram uso da palavra. Baiano observou que um pequeno mosquito não pode abater o povo orizonense. Dr. Ricardo ressaltou que "com boa vontade as coisas acontecem. Temos aqui as pessoas certas para começar este trabalho".
Na ocasião o prefeito Felipe Dias assinou o decreto nº 2.108/2011 que institui o Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue, com participação de representantes dos organismos governamentais e não-governamentais de Orizona.
Na sua fala, Felipe observou que "vidas já foram ceifadas por conta da Dengue, mas não podemos nos abater. Cada escola, cada entidade, os três poderes aqui representados, os veículos de comunicação dever fazer a sua parte e dar publicidade às questões que envolvem a Dengue. Para enfrentar esse mal é preciso mudar de mentalidade e de atitude. As ações devem ser diárias, do amanhecer ao anoitecer", observou. Na conclusão de sua fala o prefeito convocou a todos para que promovam uma grande rede de boa vontade no intuito de combater a Dengue. "Vamos fazer um grande mutirão de combate à Dengue em Orizona", concluiu.

Um comentário:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....