DA REDAÇÃO - Orizona nas eleições deste domingo, 15 de novembro, elegeu sete vereadores que não possuem mandato e reelegeu apenas um vereador. A atual vice-prefeita também foi eleita vereadora. Dos eleitos, cinco terão mandato pela primeira vez. Pela forma que foram constituídas as coligações de vereadores e pela mudança na legislação eleitoral, o número de partidos que elegeu vereadores foi maior e o total de votos dos eleitos reduziu com o aumento da concorrência. Além disso, destacamos que o prefeito eleito Felipe Dias (MDB), pelo menos na teoria deverá ter minoria no legislativo municipal. Conheçamos os eleitos:
1º) VINO DO BAR: O vereador Valdivino de Freitas Lemes (PP), de 62 anos de idade, vai para seu quarto mandato. Nessas eleições, obteve 406 votos e foi o mais votado em Orizona. De família da região da Posse, mantém há anos um bar no bairro Nossa Senhora de Fátima. Possui como formação o ensino fundamental completo.
2º) ROSELI: A vereadora Roseli Gonçalves Caixeta Mesquita (DEM) tem 52 anos de idade e vem da região da Cachoeira. Começou sua vida comunitária nos grupos de jovens e nas comunidades de Base da Igreja Católica. Atualmente, é ministra da eucaristia e atua em vários espaços da mesma Igreja, dando destaque para a sua liderança na Renovação Carismática Católica.
Na política, foi primeira-dama na gestão de João Bosco Mesquita (2001-2004), ocupando na época o cargo de secretária municipal de Ação Social, lhe conferindo renome por sua conduta à frente desta secretaria. Em 2008 se candidatou a prefeita pelo PSB, ficando na terceira colocação. Em 2012 foi eleita vereadora (2013-2016), sendo inclusive presidente da Câmara Municipal. Em 2016 foi eleita vice-prefeita pelo PSD, na chapa com Joaquim Augusto Marçal (PSDB). Nesses quase quatro anos, rompeu com o prefeito e ficou distante da Administração. A partir de 2018, Roseli e o esposo João Bosco lideraram as frentes de apoio a Ronaldo Caiado, tendo a mesma se filiado posteriormente ao DEM. Nestas eleições, obteve 392 votos. Possui como formação o Ensino Médio.
3º) OSVALDINHO PEIXOTO: Osvaldo Peixoto da Silva (Podemos) nasceu em 08 de fevereiro de 1962 e é filho do conhecido Badi. Ao longo da vida, desenvolveu várias atividades. Foi agricultor e proprietário de terra na região da Firmeza e vive há alguns anos na cidade de Orizona, envolvido em atividades diversas, como a produção de carvão para churrasco. Se candidatou pela quarta vez. Na primeira vez concorreu pelo PSDB, nas duas seguintes pelo PSB e obteve boa votação, não sendo eleito. Neste domingo, alcançou 335 votos. É da base de apoio que elegeu o futuro prefeito Felipe Dias.
4º) JOÃO LUCAS: João Lucas Teixeira (MDB) foi eleito com 323 votos e vai para seu quarto mandato. Em 2016 ficou como suplente e não ocupou cadeira no legislativo neste mandato. João Lucas também foi presidente da Câmara e é uma importante liderança da região do distrito de Ubatan. Ao longo dos anos, militou em entidades do município e pela educação, além de participar de espaços da Igreja Católica. Como Geógrafo com cursos de especialização, é professor da rede municipal de Ensino de Orizona. Tem 51 anos de idade e é natural de Orizona.
5º) DR. RIVA: Rivadávia Jaime (MDB) foi eleito com 320 votos. É advogado, natural de Niquelândia-GO e possui 65 anos de idade. É casado com a professora aposentada Lizete Ribeiro Jaime e pai de dois filhos. Também participa de espaços da Igreja Católica, como a Pastoral Familiar e dos Encontros de Casais com Cristo. No passado, foi vereador e chegou à presidência da Câmara Municipal, tendo militado ao longo dos anos em diferentes partidos políticos. Tem muito vínculo com a região de Buritizinho. Assim como João Lucas, é do mesmo partido de Felipe Dias.
6º) ULYSSES CASTRO: Também do partido do prefeito eleito, Ulysses dos Reis Castro (MDB) está completando nesta segunda-feira, 16 de novembro, 27 anos de idade. É filho da servidora pública Lúcia Reis e de João Batista de Castro Neto (Joãozinho Albino). Seu pai é atualmente o presidente do diretório do MDB de Orizona, foi vereador por diversos mandatos e secretário municipal e é também servidor público. Casado, Ulysses que é advogado e milita em Orizona, se candidatou pela primeira vez, apostando no legado político de seu pai, obtendo êxito, ao conquistar 310 votos.
7º) FLÁVIO DIAS: Flávio Dias da Silva (PSB) foi eleito com 269 votos. Foi a primeira vez que se candidatou. O vereador eleito tem 36 anos de idade e é empresário, tendo uma garagem para a comercialização de veículos e uma empresa de coleta de entulhos em Orizona. Tem o ensino médio completo.
8º) ZICO POLICIAL: Sebastião Nunes Fernandes (PSDB) é policial militar aposentado, tem 51 anos de idade e foi assessor do prefeito Joaquim Marçal durante a atual gestão. Também se candidatou pela primeira vez, obtendo 251 votos. Tem o ensino fundamental incompleto.
9º) NAGIBINHO: Nagib Issa Duarte (PSDB) possui 39 anos de idade e obteve 243 votos em sua primeira eleição. É filho do ex-delegado de polícia Nagib e da Sra. Demercy Duarte. Atualmente é empresário no ramo da alimentação. Possui o ensino superior incompleto.
Entre os atuais vereadores, Elson Caixeta (MDB) não se candidatou, Carlos Eduardo (Solidariedade) renunciou à candidatura e Jeremias (Solidariedade) teve a candidatura indeferida. Os demais, exceto Vino do Bar, não foram reeleitos: Renato (MDB) teve 262 votos, Nelson de Montes Claros (PSDB) 217 votos, Zé Gonzaga (MDB) teve 168 votos, Taíde (MDB) 167 votos e Antônio André (MDB), 114 votos.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....