sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Moradores de Orizona externam curiosidade sobre Halo Solar

O blog Orizona em Foco também registrou o halo solar que foi visto por moradores de Goiás e Distrito Federal nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a partir das 11 horas da manhã. O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris. 
Em entrevista a Agência Correio Web, um dos meteorologistas do Inmet, Manoel Rangel, esclareceu que o fenômeno natural não significa que irá chover. "Com halo ou sem halo, ele aparecendo ou não, uma situação não tem nada a ver com a outra. O evento pode ocorrer durante todo o ano, mas é comum durante a passagem do inverno para a privamera". Ele diz que a temperatura sentida pelos brasilienses não interfere na formação do halo. "Nós estamos bem à baixo da camada mais fria da atmosfera, então o que sentimos, seja calor ou frio, não tem nehuma relação com o fenômeno observado".
O Inmet informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. "Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos", explica Rangel.
Mas apesar de explicável, o fenômeno atraiu a curiosidade dos moradores de Orizona. Todos que tiveram oportunidade de observar o fenômeno pararam para admirar e fazer previsões a partir do evento atmosférico.

Imagem: Anselmo de Lima/ Orizona em Foco.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....