terça-feira, 21 de abril de 2020

Morre o líder comunitário e ex-vereador constituinte orizonense Benedito Moisés de Sousa

DA REDAÇÃO - Faleceu em Goiânia nesta segunda-feira, 20 de abril, o Sr. Benedito Moisés de Sousa (Ditinho da Firmeza), em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Ditinho deixou a esposa Adélia, cinco filhos e netos.
Natural da região da Firmeza, tinha 68 anos de idade e era filho de Moisés Antonio de Sousa e Maria das Dores de Jesus. Seus avós paternos foram Antonio Joaquim de Sousa e Escolástica Felisbina de Castro; os avós maternos, Benedito Teodoro e Maria Abadia de Jesus.
Ditinho foi dirigente das CEBs na comunidade Estiva de Cima, integrante e dirigente da Associação dos Pequenos Agricultores de Firmeza (APAF), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (COAPRO), da CREDFER/ CRESOL e do Centro Social Rural de Orizona/ EFAORI. Também exerceu mandato de vereador pelo Partido dos Trabalhadores entre 1989 e 1992, sendo constituinte, participando do processo de elaboração da Lei Orgânica do Município.
Segundo o seu colega de bancada, Carlos Antunes de Oliveira, atual secretário de Meio Ambiente, Ditinho durante a sua legislatura ajudou muito o município de Orizona e especialmente a região da Firmeza. Era uma pessoa ponderada e que sempre se posicionava de acordo com os interesse municipais.
"Era o fiel da balança: tinham quatro vereadores do PMDB, quatro do PFL e ele, que era do PT. Ele sempre decidia para que rumo iria a votação", comentou Carlos em entrevista a Rinaldo Costa, da Rádio Orizona FM.
Depois de se aposentar, deixou a propriedade rural na região da Firmeza sob a responsabilidade de um filho e se mudou para a cidade, onde administrou nos últimos anos, o bar do Ditinho, localizado na Praça do Lazer.
Carlos lamentou que uma pessoa da importância do Benedito Moisés não tenha sido velado e recebido uma despedida decente. Aliás, desde que foi internado na última quarta-feira,  15 de abril, os familiares não puderam visitá-lo, por causa das restrições em relação ano novo Coronavírus, que está impactando todo o sistema de saúde.
O ex-prefeito e ex-vereador João Bosco Mesquita também lamentou a morte do colega de legislatura e companheiro de muitos anos no movimento associativista orizonense.
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) expressou os seus sentimentos à família e aos membros do partido em Orizona. "Ditinho teve uma participação ativa no início do PT aí em Orizona. Participou comigo de vários cursos de formação política", lembrou o deputado.
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, professora Kátia Maria, também lamentou a perda irreparável e deixou suas condolências a amigos e familiares.
Ditinho foi sepultado nesta manhã de terça-feira, 21 de abril, após um rápido velório, no Cemitério Municipal de Orizona.

Um comentário:

  1. Obrigado! Pela homenagem.
    Meu Pai foi um exemplo de vida para toda família...

    César Sousa

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....