DA REDAÇÃO - A Prefeitura de Orizona está digitalizando o acervo histórico do Município de Orizona. Depois de meses em que equipes de funcionários trabalharam na seleção e catalogação dos documentos, a empresa Digital Paper Ltda ME, vencedora de processo licitatório, começou a realizar o procedimento de digitalização propriamente dito, usando os mais diversos equipamentos, que permitem o escaneamento nos mais diversos formatos e com alta resolução. Esse processo está sendo realizado na Biblioteca Municipal Maurity Silva (antigo Fórum), sendo que a equipe irá pessoalmente em algumas instituições para realizar os procedimentos, sem que esta documentação seja retirada dos locais onde estão arquivados.
A professora Telma Caixeta, uma das coordenadoras dos trabalhos, comunicou que alguns acervos importantes sobre a história política, econômica, cultural e literária do Município estão em processo de digitalização, como os arquivos da Prefeitura e Câmara Municipal, Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, Emater, Acervos pessoais de Benedicto Silva, Rafael Leme Franco, Olímpio Pereira Neto e Sônia Ferreira. Até o momento, foram catalogadas quase 200 mil páginas, que a Prefeitura pretende disponibilizar em portal da internet para acesso público.
Telma pediu que as entidades, pessoas e famílias que possuírem documentação que revelem a história, como registros pessoais (documentos), cadernos antigos, jornais e revistas antigas, correspondências, fotografias, etc, e desejarem que essas histórias sejam reveladas, que a procure na Biblioteca. As professoras Telma e Rônia são algumas das servidoras responsáveis pelo trabalho, que poderão ser procuradas na secretaria de Educação. Segundo a mesma, a pessoa poderá levar a documentação até o dia 18 de dezembro e esta será escaneada imediatamente, para que possa ser devolvida ao proprietário ou proprietária.
Sobre o projeto:
Desde meados de 2019, a Administração Municipal vem discutindo como concretizar ações nesta área. Uma proposta ganhou corpo, partindo da secretária municipal de Ação Social Mara Marçal, de buscar recursos para digitalização do acervo da biblioteca municipal de Orizona. Foi viabilizada financeira através do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), disponibilizou no final daquele ano, uma emenda no valor de 100 mil reais para a área da Cultura. Sabiamente, a Administração Municipal direcionou a mesma para o propósito acima citado, mas com um objeto um pouco diferente, de acordo com as exigências legais.
Preparada a documentação, foi aberto o processo licitatório. O certame, na modalidade pregão presencial, foi realizado no dia 21 de fevereiro de 2020, tendo a participação de 04 empresas que foram habilitadas. A vencedora foi a Digital Paper Ltda ME. Também foi criada uma comissão municipal para tratar da digitalização do acervo histórico.
O acervo será digitalizado e disponibilizado a partir de página de internet da Prefeitura Municipal de Orizona/GO, em “aba” ou página a ser criada especificamente para disponibilizar os documentos históricos que serão digitalizados.
O objetivo do projeto é digitalizar até 340 mil páginas de documentos, a serem disponibilizadas digitalmente em uma página (repositório), onde qualquer pessoa poderá acessar gratuita e livremente de onde quer que esteja.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....