quinta-feira, 19 de março de 2020

Algumas considerações sobre as graves condições de saúde pública em que vivemos em decorrência do COVID-19

OPINIÃO - Prezados leitores, pelo grande amor que tenho por Orizona e o sentimento de grande carinho pelas pessoas, farei a seguir algumas pontuações nesses tempos de pandemia de Coronavírus:
1) Entrou em vigor hoje (19 de março) decretos municipal e estadual sobre que pontos comerciais poderão funcionar e aqueles que deverão ficar fechados. Só que, pelo que percebemos em nossa cidade, não são todos os proprietários que cumprem as determinações. É preciso que a Prefeitura Municipal e os órgãos de fiscalização tomem providências para garantir o cumprimento desses decretos.
2) Há registros e reclamações de que proprietários de farmácias e supermercados de nossa cidade estão abusando no preço do álcool gel e máscaras. Esperamos que as autoridades tomem providências a respeito dessas atitudes pouco urbanas, para não dizer, corruptas. Contamos com a Prefeitura e o Ministério Público nesse esforço, que visa respeitar os direitos do consumidor.
3) Parece que boa parte da nossa comunidade ainda não percebeu a gravidade do momento em que vivemos e estão achando que tudo é conversa mole ou exagero e podem continuar suas vidas normalmente e sem preocupações. É preciso muita cautela e ter atitudes que impeçam o avanço dessa doença. Talvez, no futuro avaliaremos que foi um exagero, mas melhor exagerar e preservar muitas vidas do que faltar no cuidado e perder muitos entes queridos.
4) Se alguém disser que as coisas não são simples assim, pois muitas pessoas estão tendo prejuízos com essas normas e uma crise é eminente, falo de minha experiência pessoal: estou em uma espécie de recolhimento (que não é propriamente uma quarentena), há mais de um ano e meio, sem poder trabalhar e tendo muitas despesas com medicamentos e exames. Como portador de uma doença respiratória grave e fazendo tratamentos a base de imunossupressor, quando falo, assim faço porque sei que um simples resfriado pode ser muito grave para meu organismo, mas a ocorrência de um grande surto de Coronavírus, ou mesmo de contrair a gripe ou a dengue poderia ser definitivo aos meus planos de uma vida longa ao lado de minha família.
Se você é uma pessoa que apresenta uma boa imunidade e boas condições de saúde ou não está em grupos de riscos, lembre-se que em quase todas as famílias existem idosos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves e que fazem parte dos grupos mais susceptíveis.
Infelizmente, todos pagaremos o preço. Mas espero que esse custo seja apenas financeiro. Portanto, fiquemos atentos e tenhamos a certeza que o pior provavelmente está por vir e será preciso muito esforço de cada um e cada uma para que o pior não chegue até nós. 
Abraços e mantenhamos as orações e o cuidado com a nossa vida e com a vida dos outros. 

Anselmo Pereira de Lima
E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....