terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Prefeito, vice-prefeito e vereadores tomaram posse em Orizona neste 1º de janeiro














Em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Orizona, na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, foram empossados o prefeito reeleito Felipe Dias (PMDB), o vice-prefeito Anteres V. Pereira (PMDB) e os nove vereadores, que cumprirão o mandato até dezembro de 2016.
Do PMDB tomaram posse os vereadores reeleitos João Batista de Castro Neto (Joãozinho Albino), João Lucas Teixeira, Reinaldo de Oliveira Cardoso e Ronaldo José da Costa. Pelo PSDB tomaram posse Venerando Ferreira (Venerando do Aristeu) e Altaídes de Sousa Filho (Taíde). Do PSB, tomaram posse Roseli Gonçalves Caixeta Mesquita e Nelson Garcia Bastos. Do PP foi empossado o vereador reeleito Waldivino de Freitas Lemes (Vino do Bar).
A sessão, que foi acompanhada por um grande público, foi presidida pelo vereador Reinaldo Cardoso, o mais votado nas eleições de 7 de outubro de 2012, conforme prevê o regimento interno da casa. Reinaldo nomeou provisoriamente como secretária a vereadora Roseli. Após um momento de oração, dirigido pela professora Gracinha e pelo pastor Jair Fernandes, os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito fizeram o juramento de posse e assinaram o livro de ata contendo o termo de posse.






















O vereador João Lucas falou em nome dos vereadores da legislatura anterior e agradeceu à contribuição dos ex-vereadores Jeremias, Gracinha, Sandra e Franquilino, que deram as suas contribuições para o Município. João Lucas também fez um balanço rápido da atuação da casa nos quatro anos que passaram e destacou a proximidade do legislativo com o executivo na gestão anterior.
Roseli Gonçalves falou em nome dos vereadores do atual pleito. A mesma disse que veio à tribuna para falar principalmente em nome do Grupo FICO - Frente de Integração e Cooperação por Orizona, que comporá a chamada oposição. O FICO estará representado na Câmara pelo PSDB, PSB e PP e terá a maioria das cadeiras.
Roseli ainda disse que a oposição não pretende legislar contra os interesses do povo e espera se relacionar bem com o prefeito, mas ressaltou que estará firme para cumprir dois propósitos principais: de elaborar leis e fiscalizar as ações do poder executivo. Roseli disse ainda que todas as demandas apresentadas passarão por um amplo debate.






















O prefeito Felipe Dias disse que a democracia foi exercida em Orizona de forma plena. Se por um lado o prefeito obteve uma votação expressiva, por outro, as chapas proporcionais de oposição também conseguiram garantir a maioria na bancada de vereadores. Segundo Felipe, talvez esta foi uma indicação de uma gestão que se inicia para ter sucesso, com a confiança do povo no prefeito, mas com a presença de um legislativo que fiscalizará e acompanhará de perto as suas ações.
Felipe disse ainda que da mesma forma que foi parceiro do legislativo na última gestão, também está disposto a ter o mesmo posicionamento, mas respeitando o protagonismo dos vereadores, com muita ética e sem assédios, destacou.
Também usaram a tribuna para fazer uso da palavra o vice-prefeito Anteres e os vereadores Taíde, Joãozinho Albino, Ronaldo Costa e Reinaldo Cardoso. Após os pronunciamentos, a sessão foi encerrada pelo presidente, que convocou nova sessão extraordinária para 20 minutos mais tarde para proceder a eleição da mesa diretora.






















* Texto e imagens por Anselmo Di Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....