domingo, 30 de dezembro de 2012

Orizonense é Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Saúde

O professor Dr. Márcio Florentino Pereira, de família tradicional de Orizona, ocupa desde o dia 27 de abril deste ano, a Secretária-Executiva do CNS - Conselho Nacional de Saúde. Márcio, que também é professor da UnB - Universidade de Brasília, é assessor e conselheiro direto do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (conforme mostra a foto), e da presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza.
A Secretaria-Executiva do CNS, que tem Márcio como titular, é um órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Ministro da Saúde com a finalidade de fornecer as condições necessárias para o cumprimento das competências do CNS. Cabe à Secretaria dar todo o suporte técnico-administrativo para as atribuições do Conselho Nacional de Saúde, às suas Comissões e Grupos de Trabalho.
Também está entre as atribuições da Secretaria-Executiva o encaminhamento das demandas aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde após deliberação do Pleno, acompanhar, assessorar e participar da execução e do mapeamento do recolhimento de dados e análises estratégicas formuladas pelos órgãos conveniados, organizar o processo eleitoral do CNS e participar da organização da Conferência Nacional de Saúde e das Conferências Temáticas, entre outras.
Dr. Márcio, que é filho do ex-vereador Florentino Albino e irmão da enfermeira Marilda das Dores Pereira, coordenadora da ESF - Estratégia de Saúde da Família de Orizona, é graduado em Odontologia pela UFG - Universidade Federal de Goiás, com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB.
Na UnB, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas e Práticas de Saúde/Enfermagem e Grupo de Estudos e Pesquisa de Avaliação, Políticas, Planejamento e Gestão Participativa em Saúde. Em Orizona, no período do governo do ex-prefeito João Bosco Mesquita, desenvolveu pesquisa pela UFG na área de Saúde Bucal Coletiva, além de prestar assessoria aos profissionais de saúde do Município.
Recentemente, no dia 29 de junho de 2011, Dr. Márcio assessorou a 4ª Conferencia Municipal de Saúde de Orizona, que teve como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”.
É muito bom ter um filho de Orizona conseguindo ocupar um espaço profissional relevante, podendo dar a sua contribuição efetiva para o nosso país, principalmente numa área tão importante quanto a saúde.

* Texto por Anselmo Di Lima. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....