quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Balanço 2012 da Corumbá Concessões S.A. e metas para 2013

Em seu balanço das principais ações realizadas pela CCSA - Corumbá Concessões S.A. em 2012, o presidente da empresa, o engenheiro eletricista Marconi Melquíades de Araújo (foto), destaca a renovação da LO - Licença de Operação da UHE Corumbá IV e a aprovação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais – o Pacuera da usina, pelo IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
“A renovação da LO da usina, em abril de 2012, foi um fato marcante para a empresa, que continuará operando por mais seis anos. Destacamos que esta é a primeira renovação da licença, desde o início de operação da usina, em 2006”, disse Marconi de Araújo.
Sobre a aprovação do Pacuera, o presidente frisou a importância do Plano para a empresa, mas também para os municípios do entorno do reservatório da usina usarem este conjunto de leis como referência para planejarem seu desenvolvimento de forma sustentável, “de modo que haja uma preservação ambiental de APP (Área de Preservação Ambiental), mas que isso não impeça que o entorno também se desenvolva”, disse. Ele lembra que, antes de ser aprovado, o Pacuera foi amplamente discutido com as comunidades rurais e urbanas abrangidas pelo reservatório.
Outros destaques de 2012 foram: o I Seminário de Usos Múltiplos do Reservatório de Corumbá 4, em outubro, em Brasília; o início da nova etapa do PEA - Programa de Educação Ambiental nos municípios, com a realização de paradas ecológicas; as atividades do projeto Balde Cheio, como a inseminação artificial de vacas e o plantio de milho para silagem nas propriedades, o que irá garantir a alimentação do gado na seca de 2013.
Em sua mensagem para 2013, Marconi de Araújo deseja aos parceiros, administradores municipais e moradores do entorno e seus familiares “um ano de muitas realizações, saúde, paz e prosperidade. E que todos continuem participando das ações da Corumbá Concessões, sempre focadas na educação ambiental e na sustentabilidade do reservatório”.
A equipe do departamento de Meio Ambiente da Corumbá Concessões, responsável pelos projetos da empresa, já programou a maioria das atividades para 2013. Segundo a analista ambiental Marinez de Castro, estão previstas diversas ações nas áreas ambiental e social, como o início da construção do projeto social Viveiro Escola, em janeiro. “Serão construídos três viveiros educadores, em três municípios de abrangência da usina, e cada viveiro atenderá a uma média de 25 famílias, com o objetivo de aumentar a renda familiar”, disse. Outro projeto para 2013 é o PAIS - Projeto Agroecológico Integrado e Sustentável, que será realizado também nos municípios de abrangência, com o objetivo de gerar renda para o agricultor, além de melhorar a qualidade da alimentação da família. O Pais está em fase de seleção das famílias e será iniciado em fevereiro.
O Balde Cheio será encerrado em maio com a realização de dois Dias de Campo. “Para esses dias de campo nós vamos convidar os produtores rurais dos municípios que participam do projeto. O objetivo é mostrar a todos os resultados do Balde Cheio nas propriedades de sete municípios e na região”, anuncia a analista ambiental Paola Buss.
Também em 2013, a Corumbá Concessões vai realizar, em parceria com o sistema Faeg/Senar de Goiás, um curso de inseminação artificial para reforçar o que já foi aprendido sobre o tema. Vai realizar, também, um curso de Associativismo com o objetivo de estimular os produtores a se unirem para promover a venda do leite produzido, de forma integrada. “Dessa maneira, os produtores continuarão a melhorar a renda de suas famílias, e isso é muito bom. Em 2013, vamos colher os frutos de três anos de Balde Cheio e vamos produzir muitos baldes de leite”, finaliza.
Outras atividades serão desenvolvidas durante o ano, a exemplo do Programa de Revegetação da APP - Área de Preservação Permanente do reservatório e da inclusão das diretrizes do Pacuera nos outros programas implementados pela Corumbá Concessões nos municípios.

* Texto e imagem por Ana Guaranys/ Assessora de Comunicação da Santa Fé Idéias e Comunicação. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....