sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um comentário com "muita responsabilidade"

Quero deixar aqui um comentário publicado na fun page do blog Orizona em Foco no Facebook pelo artista plástico Enauro Castro. É um parecer sobre a matéria "PREFEITURA IRÁ RESTAURAR ANTIGO CASARÃO DO ZEQUINHA COSTA", publicada neste blog no dia 8 de março de 2012. Eis o comentário, aliás, de teor muito interessante:


"Olá! Gostaria apenas de cumprimentar o Prefeito de Orizona pelo projeto de um museu. Um lugar da memória, de construção da identidade... Nada mais urgente. 

E, nesse sentido - só para dar uma contribuiçãozinha - de saída gostaria de lembrar um dado histórico importante: 

Em 1923, portanto um ano após a Semana de Arte Moderna de São Paulo, o poeta modernista goiano, Leo Lynce colaborava com o jornal A Roça (nome sugestivo não? e moderno) criado por Egerinêo Teixeira em Campo Formoso (Orizona). 

(Esta informação foi colhida numa das edição do livro Ontem, de Leo Lynce).

Isso leva a pensar na linha do tempo, q parece seguir um sentido menos cronológico e evolutivo do que acreditam aqueles que celebram a "novidade" em detrimento da tradição, como se esta fosse simplesmente velha. Estigmatizam o passado como velho ou como tradição, para, desse modo, apaga-lo da nossa memória. Assim, com o nosso próprio consentimento pois amamos o ilusionismo "novidadeiro", para melhor nos explorar. 

Q-bom saber q em 1923 Orizona, ou melhor, Campo Formoso não estava tão "longe" assim. 

... e q o pensamento viaja não só por estradas asfaltadas ou via internet".

* Imagem: Enauro Castro/ Facebook. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....