terça-feira, 26 de junho de 2012

Representantes da EFAORI em audiência pública sobre Educação do Campo

Foi realizada no dia 22 de junho, sexta-feira, através de parceria entre Conselho Estadual de Educação (CEE) e Ministério Público de Goiás, a segunda audiência pública sobre o anteprojeto de lei que trata da educação no campo em Goiás. A audiência foi presidida pelo presidente do CEE, José Geraldo de Santana Oliveira. 
O município de Orizona foi representado na audiência pública pelo vice-prefeito  Antônio Baiano, o vice-presidente  do Centro Social Rural de Orizona, Anselmo P. Lima, a diretora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, Aparecida Fonseca, o coordenador César Augusto de Castro e a tesoureiro da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, Solane de Castro.  Estavam também presentes representante da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação, do Gabinete Civil do Governador Marconi Perillo, do Senar-Goiás, e de secretarias municipais de Educação de Quirinópolis, Goiânia e Padre Bernardo.

A audiência pública aconteceu na sede do CEE, localizada na Praça Tamandaré, Setor Oeste (Goiânia), e destacou a importância da criação de uma política estadual nesta área para alterar a realidade da população rural em idade escolar. As opiniões neste sentido foram unânimes entre os participantes das discussões, segundo observou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-GO, Simone Disconsi de Sá Campos, que esteve presente ao encontro.
O vice-presidente do CEE, professor Sebastião Donizete de Carvalho, apresentou parecer do conselho, favorável ao encaminhamento do anteprojeto de lei do Plano Estadual de Educação do Campo, proposto pelo Comitê Estadual de Educação do Campo, que congrega várias organizações sociais envolvidas com a questão. O anteprojeto enfrenta dificuldades de encaminhamento por conta da falta de vontade política do governo estadual e da Assembleia Legislativa.
Na audiência, foi ressaltada a necessidade de desenvolver na população do campo uma identidade pedagógica, de forma a estimular a manutenção dos estudantes no meio rural. Entre os problemas apontados durante os debates estão as dificuldades no transporte escolar, sobretudo com os longos trajetos enfrentados pelos alunos que residem no campo, o que acaba prejudicando o aprendizado e o gargalo da educação infantil neste espaço. Diante disto, o encaminhamento do anteprojeto foi considerado pelos presentes como de grande relevância.
Em um momento histórico nos 50 anos do Conselho Estadual de Educação, segundo alguns conselheiros presentes, os representantes de Orizona fizeram depoimentos emocionados sobre a importância da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento da região e a necessidade de incentivos à educação do campo.
Antônio Baiano contextualizou a conjuntura do Estado de Goiás e falou do descaso com a educação no meio rural, destando também a realidade diferenciada de Orizona, que tem grande parte da população vivendo e estudando no meio rural, em escolas polos estaduais e municipais em todos os povoados, mas que exigem uma grande demanda por transporte escolar.

Cida Fonseca destacou a realidade dos jovens rurais do município, a partir da sua pesquisa de mestrado com os egressos da EFAORI. César falou do seu crescimento profissional a partir do momento que começou a atuar na EFAORI como professor. Ressaltou a importância que tem os profissionais da educação para a formação nas EFAs, bem como a cumplicidade dos professores/ monitores com os estudantes.
Anselmo falou da sua experiência pessoal como estudante do campo, lembrando que da alfabetização até a conclusão do curso de graduação sempre estudou em escolas do meio rural, escolas por sinal, que proporcionou uma formação que qualidade.
Anselmo ainda lembrou que o sentimento de gratidão que tem pela EFAORI é um sentimento quase unânime por parte dos profissionais que concluem os estudos naquela instituição. A Pedagogia da Alternância e a Formação Integral são o diferencial desse processo emancipador, concluiu.

* Texto e imagens por Anselmo Lima. Todos os direitos reservados.

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