quinta-feira, 7 de abril de 2011

Opinião: Como você é tratado enquanto cliente?

Nesta semana, duas grandes redes de lojas de móveis e eletrodomésticos estão sendo inauguradas em Orizona: a Móveis Estrela e a Zema. O setor ficará bastante concorrido e a sobrevivência das pequenas empresas locais ameaçada, exigindo competência e jogo de cintura para a permanência no mercado.
O ponto que mais exige cuidado desses comerciantes neste momento é no que tange às suas relações com os clientes. Já está na hora, aliás, de se levar mais a sério esse aspecto (e isso  vale para todos os setores). Afinal:
1. Quantas vezes você chegou em uma loja e teve que esperar vários minutos até ser atendido? 
2. Quantas vezes o vendedor olhou para você e lhe ofereceu um produto de baixa qualidade porque acreditava que você não poderia comprar um melhor e de maior valor financeiro?
3. Quantas vezes um vendedor que nunca tinha se relacionado dialogou com você assuntos bastante íntimos como se fosse alguém de seu círculo pessoal?
4. Quantas vezes você planejou comprar no cartão, mesmo à vista, e o comerciante lhe cobrou 5 reais extras por ter usado o serviço?
5. E aquela loja que você chegou (em supermercado também acontece), e depois que viu o aviso de venda no cartão, comprou tudo que desejava e ao chegar no caixa, a leitora de cartão estava estragada? Detalhe: você não tinha levado dinheiro e não havia aviso do defeito no equipamento.
6. Aliás, qual é o percentual de empreendimentos que vendem hoje no cartão em Orizona? Cartão para crédito e débito já é muito utilizado hoje pelo consumidor. O setor precisa se adequar a essa realidade.
7. Quantas vezes você andava por algum centro de comércio popular fora do município (como a Feira Hippie) e encontrou com algum comerciante da cidade que fazia as compras para vender uma peça de baixo custo como se essa fosse de marca famosa?
8. Além disso podemos destacar a falta de cuidado (e bom gosto) que se tem para ambientar o espaço da loja de forma a agradar os sentidos (audição, olfato e visão) do público consumidor. O fato do povo orizonense ser muito informal e em sua maioria, despreocupado com padrões, não justifica a falta desses ingredientes. Todos gostam de ser tratados com relevância.
A relação do consumidor com o comerciante é uma relação de mútuos interesses onde o comerciante necessita da venda e o consumidor, de chegar a um produto que lhe agrade e seja conveniente. Por isso, se a relação é boa, com certeza haverá a venda e a garantia da fidelização.
E você, é um bom consumidor? Pense nisso.

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