sexta-feira, 22 de março de 2013

Hoje, 22 de março, é Dia Mundial da Água

MCP BRASIL/INFOESCOLA - Neste dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data busca chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. O Brasil concentra 14% de toda a água doce disponível no planeta. Apesar da situação favorável, o País precisa avançar na proteção dos recursos hídricos nos centros urbanos, bem como no acesso à água potável nas zonas rurais.
Segundo estimativas recentes, a agropecuária é a maior consumidora de água no planeta Terra, consumindo 70% de toda água doce disponível para a irrigação e produção de alimentos; a indústria consome 20%, e o consumo doméstico responde por 10%. Nos períodos de explosão demográfica ocorridos nos últimos tempos, a ampliação das áreas irrigadas garantiu a produção de alimentos durante décadas, principalmente, no século XX.
De meados do século XX até os anos 2000, tivemos uma ampliação de 12% sobre as áreas irrigadas. Porém, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), analisando projeções técnicas, até o ano de 2050, a população mundial deve atingir 9 bilhões de habitantes, aumentando a demanda por alimentos numa taxa de 70%.
Isso elevaria o consumo de água para 55% na produção de alimentos, se mantermos o modelo de produção sobre áreas irrigadas. Segundo estudo do cientista holandês, Arjen Y. Hoekstra, criador da pegada hídrica, afirma que a agricultura utiliza cerca de 92% de toda água doce do planeta, nesse nível a produção de alimentos seria insustentável num mundo carente de novas reservas hídricas e com problemas ambientais para serem suportados no decorrer do século XXI.
O estudo de Hoekstra foi publicado no veículo científico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), e ainda revela que uma pessoa consome uma média de 4 mil litros de água por dia, considerando não somente o líquido que ela bebe diretamente, mas toda a água virtual presente em cada alimento que ela consome. Os norte-americanos conseguem consumir mais de 8 mil litros por dia. Países como Brasil e China estariam dentro da média.
O Brasil é o quarto maior consumidor de água do planeta, com uma média de 3.780 litros de água por dia. No mundo, a pegada hídrica da agricultura estaria mais presente no consumo de cereais, que respondem a 27%; carne, com 22%; e laticínios, 7%.
No Brasil, 55% dos municípios carecem de investimentos para regularizar a oferta de água. No campo, esse problema é ainda mais alarmante, devido à falta de cisternas para armazenar água para ser utilizada no período da seca. Durante a Jornada de Luta pelo Direito das Camponesas dos Camponeses e pela Vida, dias 6 e 7 de março, em Brasília, foram apresentados depoimentos sobre as dificuldades de acesso à água de qualidade.
No Nordeste goiano a situação é grave: falta água para cultivar hortaliças durante o período de seca e também para as famílias camponesas beberem. Camponesas e camponeses, muitas vezes, bebem água em açudes contaminados por fezes de animais, agrotóxicos , metais pesados ou em poços com água salobra. Há relatos de problemas de saúde causados pelo consumo de água imprópria e problemas crônicos de desidratação.
O desperdício da água na agricultura é gerado pelo manejo inadequado aplicado pelos agricultores e ao consumo excessivo. No Brasil, estados como o de São Paulo instituíram a cobrança sobre a utilização da água na irrigação. Empresas privadas, como a Coca-Cola e a  Nestlê, através de concessões governamentais, exploram  reservatórios em nosso país e a usam com finalidade econômica. Aí vem o questionamento: a água é um bem comum pela qual todos tem direito ao acesso ou é um recurso natural que pode ser usado predominantemente para fins econômicos?

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....