sábado, 23 de março de 2013

Entidades Goianas solicitam o afastamento imediato do deputado Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos

DA REDAÇÃO - Organizações sociais de direitos humanos e representações de categorias profissionais do Estado de Goiás solicitaram através de manifesto público o pedido para o imediato afastamento do deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC) da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O manifesto, intitulado "Não ao Retrocesso Democrático!" pode ser lido abaixo, juntamente com a relação do nome das 28 organizações que o assinam:


"NÃO AO RETROCESSO DEMOCRÁTICO!

Exigimos o afastamento do pastor Feliciano

É inadmissível nos calarmos diante de tão grande afronta ao processo democrático. Queremos, sim, gritar a nossa indignação e exigir dos parlamentares que nos representam, no Congresso Nacional, uma reação urgente para evitar o retrocesso na caminhada iniciada há exatos 64 anos, quando o Brasil foi signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Não dá para aceitarmos que, enquanto lutamos para preservar e aprofundar as conquistas democráticas do povo brasileiro, somos absurdamente agredidos com essa eleição do pastor Marco Feliciano (PSC) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Não é uma questão religiosa, mas um atentado à democracia, porque o deputado Feliciano assume a presidência daquela Comissão, defendendo concepções fascistas, identificando-se com a homofobia, o racismo e a misoginia (aversão às mulheres). E por tudo isso, a sua presença no cargo certamente consubstancia, também, um entrave na atuação da Comissão Nacional da Verdade.

O pastor Marco Feliciano faz parte de uma bancada que se destaca pelo corporativismo religioso e ele próprio, por diversas vezes, já manifestou seu desrespeito ao Brasil como um Estado laico. E mais: incentiva o preconceito, o ódio, e o desrespeito às diferenças. Ao invés de defender, ele ataca parcelas significativas da sociedade, discriminando os homossexuais e os negros, por exemplo. É um político que macula e avilta o parlamento brasileiro, não possuindo credenciais mínimas para ocupar uma cadeira e, muito menos, a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Por tudo isso, fazemos um apelo a todas as entidades sindicais, populares, democráticas e religiosas, que defendem a justiça, a paz e os direitos humanos, para que nos unamos na exigência do imediato afastamento do pastor Marco Feliciano e de sua vice Antônia Lúcia. Assim, cumpriremos nosso dever de contribuir para a continuidade dos avanços das conquistas históricas que tantos sacrifícios exigiram do nosso povo.

Goiânia, 13 de março de 2013.

1. Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás
2. Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás
3. Comitê Goiano da Verdade
4. Fórum Goiano de Mulheres
5. Associação dos Anistiados, Pela Cidadania e Direitos Humanos do Estado de Goiás
6. Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;
7. Coletiva Feminista
8. Centro Popular da Mulher de Goiás (CPM)
9. CACI - Comitê de Ação pela Cidadania
10. Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Goiás
11. Federação de Mulheres do Estado de Goiás
12. Fórum Goiano dos Direitos Humanos
13. Grupo feminista autônomo Oficina Mulher
14. Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos
15. Grupo Diversidade
16. Colcha de Retalhos
17. Rede Ecumênica de Juventude Regional Centro-Oeste
18. Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais Florestan Fernandes – UFG
19. Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
20. Organização das Mulheres Transexuais de Goiás
21. Ilé Axé Gbato Fará Imará Odé
22. Conselho Estadual da Mulher- Conem
23. Executiva Nacional dos(as) Estudantes de Serviço Social PUC-GO
24. Fórum Goiano de Saúde Mental
25. Presidente do Conselho Estadual LGBTT-GO
26. Movimento ( Terra Livre)
27. Coletivo Antiproibicionista MenteSativa
28. ONG Mestra"


Foto: Alexandra Martins/20.03.2013/Câmara dos Deputados

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....