segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sítio eletrônico é criado em homenagem a Zé Conceição

Está prestes a ser lançado mais um espaço para a divulgação do trabalho artístico de um orizonense. A partir de uma iniciativa do vereador Franquilino  com a edição de Nilsinho Vaz, estará no ar em breve uma página com o objetivo de homenagear um de nossos mais brilhantes escritores, artista e poeta popular de nossa querida Orizona: o Sr. Zé Conceição. A página foi registrada com o endereço www.orizonabercoquerido.com e já pode ser acessada pelos internautas.
José de Sousa Peres, o Zé Conceição, nasceu na fazenda Taquaral de Baixo (Orizona-Goiás), em treze de abril de 1952, filho de Altaídes José de Sousa e de Maria da Conceição de Sousa, ambos agricultores. Zé estudou na Escola Rural de Firmeza, do professor Salviano, no Grupo Escolar do Taquaral de Baixo, no Taquaral do Meio e no Taquaral Capela, tendo como professor o Sr. Achiles Araújo e Dona Ana.
Sempre foi, segundo o mesmo, um apaixonado pela natureza, pela família e pela poesia. Confessa que desde criança teve uma grande criatividade, fazendo versos para ele mesmo. A timidez e a humildade impediram que demonstrasse o seu sonho. Um dia teve coragem e mostrou para a esposa e ela se impressionou.
A partir daí passou a mostrar os trabalhos a outras pessoas, sendo elogiado pela comunidade e familiares, que incentivaram a editar um livro, expressando os sentimentos nos versos. Em 2000 e 2002, participou das duas edições da Coletânea Orizona em Prosa e Verso. É também o autor da letra do Hino de Orizona. Em 2008, lançou o seu primeiro livro entitulado “Sentimentos de um Poeta”, pela Editora Deescubra. Em todos esses trabalhos vale destacar o apoio de colegas como Olímpio Pereira Neto, Sebastião Eduardo, Dona Inês, João Baiano, entre outros.
Zé Conceição é casado com Tereza de Jesus. Juntos tiveram dois filhos: Ricardo e Simone. Zé trabalhou na SANEAGO por 21 anos e hoje é aposentado por tempo de serviço.

Um comentário:

  1. Valeu Caro Colega de comunicação. Estamos firmes, e aos poucos estaremos postando lá no Espaço Cultural do Zé Conceição muitas coisas legais e importantes desse poeta e artista popular de nossa cidade. Obrigado e feliz fiquei com a volta às postagens no Futuro site Orizona em Foco. Tá demorando registrar viu... Vamos lá... temos as manhas todas.... Bora lá.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....