quarta-feira, 27 de abril de 2011

PMDB continua sendo o maior partido de Orizona

Os partidos Políticos tiveram até o dia 15 de abril passado para submeter ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral a lista contendo seus filiados. Desta vez a novidade foi que toda a operação se deu exclusivamente pela internet, através do Sistema FILIAWEB, disponibilizado pela Justiça Eleitoral.
É importante salientar que os candidatos que colocarão seus nomes para a apreciação dos eleitores nas próximas eleições municipais, sairão necessariamente desta lista. As filiações de um partido servem para mostrar o “poder de fogo” de cada legenda, o que as credenciam para disputar uma eleição com condições de vencer o pleito.
Em Orizona, o PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, permanece como o maior partido do município, tendo mais do dobro de filiados em relação ao segundo colocado, o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. (PSDB). O PMDB tem 39% dos eleitores filiados, contra 19% do PSDB. Os dois maiores partidos contam de um lado com o Prefeito Municipal, Felipe Dias (PMDB) e do outro, o Governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB). A terceira posição é ocupada pelo DEM, antigo PFL. Vale ressaltar que o DEM perdeu importantes lideranças, como o ex-prefeito e vereador Idalício Leandro Teixeira, que faleceu, além de outros que migraram pra outras legendas, como os vereadores Jeremias e Vino do Bar. O PP, do ex-prefeito Dr. Itamar e do ex-Governador Alcides Rodrigues, perdeu terreno e vem a seguir na 4ª posição. Partido da Presidenta Dilma e do vice-prefeito Antonio Baiano, o PT aparece na 5ª posição. O PSB, que nas ultimas de 2010 teve um desempenho muito favorável em todo o Brasil, não avançou em Orizona, contando apenas com 2% dos filiados, mesmo percentual do PR, ficando atrás do comunista PCdoB.
Esses números, se bem analisados, já começam a tornear os contornos das próximas eleições em Orizona. Veja no gráfico abaixo:

(Clique na imagem para ampliar).

Um comentário:

  1. Temos que lembrar que o PMDB pode ser ainda o maior partido porem PP DEM E PSDB são partido coligados e da base esquerda da atual adm. e somando o percentual da base esquerda é MAIOR que a atual adm ou seja PMDB . e dai as eleições esta ai muitas promessas foram feitas 80% não compridas essa eleição vai pegar fogo.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....