domingo, 1 de março de 2020

O Grande Ímã: uma rápida jornada em memória dos 21 anos da EFAORI

OPINIÃO - Voltando 21 anos no tempo, lembro da importância que este 1º de março tem para a minha história pessoal e para a de tantos outros. Nesta data, levantei bem cedo, arrumei as coisas e partimos de nossa pequena propriedade familiar na região da Firmeza rumo à cidade de Orizona-GO e a seguir, à região do Rio do Peixe, no mesmo município, em um dia muito chuvoso, assim como foram aqueles primeiros meses de 1999.
Foi a aula inaugural da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI). Todos os jovens e famílias estavam ansiosos por participar daquele fato novo, desconhecido, e ver onde aquilo ia terminar. E foi um tempo de muita luta, de muito trabalho e de grandes vitórias, apesar de todas as dificuldades.
E o símbolo daquele tempo que se iniciava foi a quaresmeira, muito florida nesta época do ano. Lembro da professora Cida Fonseca citando a canção "Águas de março", de Tom Jobim, desejando que as abundantes águas daquele mês de março irrigassem e ajudassem a florescer e colher frutos naquela nova caminhada (e nesses dias tem chovido como naquele ano).
Aquela turma se formou em 2001. Foram diplomados 20 técnicos e técnicas em Agropecuária: André, Adair, Anselmo, Ernando, Fabiano, Máximo, Mariana, Keila, Solange, Luciano, João Flávio, Júlio César, Alberto, Amador, Ivan Carlos,Fábio Borges, Fábio Lima, Samuel, Fernando e Osmando. Nosso colega Guilherme nos deixou em uma fatalidade inesquecível ainda em 1999 e não pode formar com a turma. Cada um deu um rumo à carreira: uns estão desenvolvendo seus projetos em propriedades rurais, outros trabalham na assistência técnica e prestação de serviços, outros estão no serviço público e até na carreira acadêmica.
Não dá para esquecer também toda a equipe pedagógica e administrativa da EFAORI e diretorias do Centro Social que atuaram naquele período e foram os responsáveis por conduzir o trabalho.
E o que veio depois é até difícil de mensurar: a escola está na sua 22ª turma de técnicos e técnicas em Agropecuária e a cada ano, o adubo é colocado novamente, vem a água e molha a terra, a experiência floresce e dá novos frutos. Às vezes o veranico prejudica, atrasa, mas nunca aqueles e aquelas que estão envolvidos no projeto desistem. E todas as turmas de jovens da roça tem a sua importância, no seu momento histórico.
E por que 'grande ímã'? Quem foi estudante de uma Escola Família sabe: uma vez que participou deste processo de formação, difícil será sair da órbita da escola ou pelo menos esquecer os momentos grandiosos desta etapa na vida, iluminada pela formação integral em Alternância.
Parabéns, EFAORI!

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com

(Esse texto é uma adaptação de um outro publicado no Facebook em 1º de março de 2016)

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....