sexta-feira, 6 de março de 2020

Segundo vereador, próxima gestão municipal precisa repensar a forma de Administrar

DA REDAÇÃO - Durante sessão da Câmara Municipal de Orizona, realizada no último dia 02 de março, na palavra livre, o vereador Elson Caixeta (MDB) voltou a comentar a grave situação de ruas e avenidas de nossa cidade, especialmente no trecho da avenida 7 de setembro, ao lado da rodoviária.
De acordo com o vereador, naquele dia, enquanto passava pelo local, uma senhora filmava e esbravejava, acusando inclusive a ele, enquanto vereador, da situação do pavimento. A roda seu carro chegou a cair em um buraco, episódio que está acontecendo com muitos cidadãos.
Elson observou que esses foram dias de chuvas intensas, porém necessárias. Lembrou que o trabalho de tapa-buracos foi feito há cerca de vinte dias, mas a enxurrada levou tudo. O mesmo se disse preocupado com a técnica que vem sendo utilizada pela Administração para a colocação da massa asfáltica, que da forma que atualmente é feita não trás um resultado duradouro.
Aproveitando o tema da discussão, o presidente da Câmara, vereador Altaídes de Sousa Filho (Taide), comentou que atualmente, a partir do que se vê nas redes sociais, há um grande descontentamento da população com a forma de administrar do poder Executivo. Taide disse que é visível a boa vontade da Prefeitura em realizar esses serviços emergenciais, mas a quantidade de água que desce naquela avenida exige um "pensar maior".
No seu ponto de vista, o serviço tem que ser feito dentro da legalidade, não resolvendo lançar venda de imóveis para fazer um projeto dessa magnitude, sem pensar primeiramente na lei, com o consenso da sociedade e das entidades de classe.
O gestor poderá até realizar venda de bens, mas o projeto precisa ser vinculado, onde esteja previsto detalhadamente a finalidade, porque senão não terá respaldo da lei de licitações.
Taíde também disse que uma das primeiras ações do próximo gestor será "reconstruir a cidade", porque não são só as avenidas 7 de Setembro e Egerinêo Teixeira que enfrentam problemas. Os problemas estão quase na totalidade das vias, inclusive existem bairros totalmente sem asfalto. Os povoados também precisam de serviços de reparo e de reconstrução.
O próximo gestor precisa ter a humildade de conversar com todos os vereadores da situação e oposição e achar um caminho através do diálogo também com o Judiciário, sobre a maneira correta de vender patrimônios do Município. O Ministério Público defende, conforme fala de Taíde, que a modalidade 'Leilão' não poderia ser utilizada nesse caso, pois está passível de anulação ou questionamento posterior.
Três assuntos, no entendimento do presidente, precisam ser encarados pelo próximo prefeito, juntamente com o Legislativo: 1) o leilão de imóveis públicos; 2) o Código Tributário municipal  e a situação do IPTU, que foram objetos de projetos de lei e discussão na Câmara, mas não teriam sido aprovados ou por serem ilegais ou por irem contra os interesses da sociedade; no tocante ao quadro de pessoal da Administração, o gasto com esse tipo de despesa está ficando frequentemente próximo ao teto constitucional e as secretarias municipais precisam fazer um rigoroso 'enxugamento'.
Sobre a manutenção da avenida 7 de Setembro, nesta quinta-feira (05), a página OrizonAgora divulgou que a Administração planeja realizar serviços de reparos nesta via ainda nesta semana.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....