terça-feira, 16 de abril de 2013

Equipe II da ESF de Orizona realiza Caminhada orientando a população sobre o Câncer

DA REDAÇÃO - A equipe da Estratégia de Saúde da Família - Área II, realizou nesta sexta-feira, 12 de abril, caminhada pelas ruas do Centro da cidade de Orizona e bairro Boa Vista, com intuito de alertar e orientar a população a respeito da importância da prevenção do Câncer.
A caminhada contou com a presença da comunidade, de estudantes e educadores da Escola Municipal Francelino Nunes de Paula e de profissionais de saúde do Município, que distribuíram materiais orientativos para os moradores. O vereador Joãozinho Albino, a secretária da Mulher Ariadne Afonseca e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alfredo Silveira Mesquita, também participaram do evento.
Algumas modalidades da doença, como o Câncer de Boca, de Mama, do Colo do Útero e de Próstata, podem ter os seus diagnósticos obtidos de forma precoce e assim, o tratamento poderá ser feito ainda no início da ocorrência do mal, aumentando significativamente as probabilidades de cura. O sucesso da prevenção de câncer se baseia na detecção precoce (prevenção secundária) e na mudança de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores causais do câncer (prevenção primária).
São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários. O que é mais importante é o chamado fator constitucional, avaliado indiretamente pelos casos de câncer em parentes de primeiro grau. Assim, as principais causas de câncer estão nos fatores externos. O fumo é conhecido de todos como potente carcinógeno (causador de câncer).
Muitos componentes da dieta alimentar têm sido relacionados com o processo de desenvolvimento de câncer, principalmente câncer de mama, de cólon (intestino grosso), de reto, de próstata, de esôfago e de estômago. Os nitritos, usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e alguns enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas são potentes carcinogênicos. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos. Outros tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, bacon, presunto, salsichas etc. Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais.
Quando estes são armazenados em locais inadequados e úmidos, podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina, juntamente com o vírus da hepatite B, está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.
Apesar da controvérsia, é recomendável a orientação para a adoção de hábitos dietéticos que além dos possíveis benefícios na prevenção do câncer tem comprovado efeito sobre outras doenças, como por exemplo a dieta rica em fibras, para o combate à prisão-de-ventre e a dieta com baixa ingestão de gordura e sal para o controle de doenças cardiovasculares.

Foto: Anselmo Di Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....