quinta-feira, 18 de abril de 2013

Encontro discute a implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Orizona

DA REDAÇÃO - Foi realizado na terça-feira, 16 de abril, um Encontro Municipal que discutiu a implantação do SIM - Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal. Realizado no auditório do Sindicato Rural de Orizona, o evento foi idealizado pelo Sindicato e pelo escritório local da Emater. Diversas lideranças e presentações políticas participaram do evento.
Segundo o chefe local da Emater, Joaquim Nunes, esta demanda foi levantada pela Associação da Feira do Produtor Rural. Os agricultores que comercializam na feira tem sentido a necessidade de ter um sistema de inspeção regulamentado que permita maior controle na comercialização dos produtos da agricultura familiar. O encontro foi assessorado pelo médico veterinário Ângelo Prates Flores (foto), da Emater de Formosa-GO e pela fiscal de vigilância sanitária daquele município, Val Mirtis Tiago.
O cadastro do SIM é válido para comercialização dentro do município. É voltado principalmente para o pequeno e médio produtor rural. Uma vez existindo o SIM, quem não se adequar ficará fora do mercado. A proposta é que com o sistema o agricultor seja certificado e haja a qualificação do produto para o seu transporte e comercialização fora da propriedade rural.
Uma vez implantado o SIM, através de projeto de lei apresentado pelo prefeito ao legislativo municipal, o município poderá fazer a adesão ao SUASA - Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária e assim,  os produtores poderão comercializar fora dos limites territoriais de seu município.
Apesar de toda a discussão feita pelas organizações sociais de Orizona e do encontro realizado, ainda não se conhece por enquanto uma iniciativa do governo municipal para implantar o Sistema.


Fotos: Anselmo Di Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....