quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pesquisa dá ampla vantagem para Felipe Dias em Orizona

O atual prefeito de Orizona, Felipe Dias (PMDB) lidera a tendência dos eleitores para as eleições de outubro. Segundo o levantamento feito pelo instituto EPP, Felipe tem 57,91% das intenções de voto. A consulta é estimulada com os nomes dos candidatos sendo apresentados aos eleitores pesquisados. Em segundo lugar vem o candidato do PTB, Chadud, com 20,23% da preferência para a prefeitura.
 A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto junto a eleitores residentes no município e que tenham 16 anos ou mais. Foram ouvidos 430 moradores na consulta e o resultado da pesquisa foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral para gerar efeitos legais.
De acordo com o presidente da EPP, Paulo Rodrigues da Silva, “a metodologia aplicada na consulta aos eleitores de Orizona permite avaliar as reais intenções da população quanto ao próximo gestor do município”. Os eleitores consultados recebiam uma cartela com os nomes dos candidatos e podiam opinar ainda, se estavam indecisos ou se não votariam em nenhum dos candidatos.
Em Orizona somente dois candidatos foram inscritos pela Justiça Eleitoral. O prefeito Felipe Dias foi candidato natural de sua coligação, concorrendo à reeleição com apoio de outros partidos que tradicionalmente fazem coligação com o PMDB. Ricardo Cezar de Rezende Chadud, do PTB, já foi vereador e disputa a prefeitura com uma coligação formada por correntes contrárias ao PMDB.
Na pesquisa o nome do atual prefeito foi citado 249 vezes pelos eleitores consultados e seu concorrente foi lembrado 87 vezes. “A projeção das estatísticas é de que se a eleição fosse hoje o prefeito teria mais de 6.300 votos, enquanto o candidato Chadud teria pouco mais de 2.200 votos, ou menos da metade da preferência dos eleitores de Orizona”, explica o diretor da EPP.
"Não sabem" ou "não vão votar em ninguém" somam 21,86%, índice maior que a própria intenção de voto para Chadud. A pesquisa foi registrada no TRE-GO com o protocolo nº GO-00138/2012. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%. 
O prefeito Felipe Dias credita a um projeto em execução de asfaltar todos os bairros e povoados de Orizona a grande aprovação por parte dos eleitores. Segundo ele, ações emergenciais que foram tomadas nos últimos anos permitiram otimizar os recursos da prefeitura para investir em obras nesse ano, para garantir que os benefícios cheguem ao maior número de habitantes possível.
Teor da matéria publicada no jornal Diário da Manhã. Clique na imagem para ampliar.


* Texto publicado pelo Jornal Diário da Manhã em 29/08/2012. Imagem: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....