terça-feira, 28 de agosto de 2012

MP e Justiça iniciam plano arrojado de combate às drogas em Orizona

Um plano arrojado de enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas na comarca de Orizona está sendo desenvolvido pelo promotor de Justiça Danni Sales, com realização integrada de ações judiciais e medidas administrativas voltadas para a problemática das drogas.
Num primeiro momento, a promotoria estimulou a administração municipal a firmar convênio com espaços de internação de dependentes químicos, a criar um plano diretor municipal para combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, e também a criar o Conselho Municipal de Combate ao Uso de Drogas.
Dando partida ao projeto, o promotor de Justiça promoveu, em 8 de agosto, uma reunião com o juiz Ricardo de Guimarães e cerca de 200 professores e diretores das escolas da rede de ensino do município para debater e traçar as ações e as medidas de prevenção ao consumo de drogas, de combate ao tráfico e de tratamento aos dependentes e usuários.
Nas ocasião, os educadores conheceram cada uma das drogas mais disseminadas, tais como lança-perfume, maconha, cocaína, crack, ecstasy, dentre outas. Aspectos da dependência e consequências do uso também foram tratadas com os profissionais da área.
De acordo com o promotor, as drogas e o álcool representam a maior causa de mortes violentas, desvios de conduta e violência doméstica em Orizona. “Elas são a principal causa da criminalidade no município, pois motivam os furtos e roubos de pequenos valores, a receptação de objetos eletroeletrônicos e a prostituição”, esclarece Danni Sales.
Levantamento realizado pela promotoria aponta que 75% da criminalidade no município está relacionada ao tráfico, ao uso de entorpecentes e ao consumo de álcool.
Em Orizona começaram a ser implementadas ações judiciais para o enfrentamento às drogas. Em 22 de agosto, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Judiciário, sob a coordenação da Promotoria de Justiça local. A operação contou com o apoio de policiais militares do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Pires do Rio, resultando na apreensão de três jovens, com idade entre 18 anos, e na apreensão de três adolescentes, que foram encaminhados para centros de internação.
O promotor informa que todos eles são suspeitos de envolvimento em assaltos e de tráfico de drogas. “Apenas os três adolescentes apreendidos respondem por mais de 50 procedimentos na Vara da Infância e Juventude”, acrescenta Danni Sales.
Preocupado com o avanço do tráfico e uso de drogas por habitantes da zona rural, o promotor de Justiça inaugurou a atividade “Promotoria de Justiça Itinerante”, com o objetivo de promover uma aproximação com esses cidadãos e aqueles que moram em povoados próximos à Orizona. Dados do MP apontam que essas pessoas representam mais da metade da população de 15 mil habitantes do município.
O primeiro aglomerado urbano visitado foi o distrito de Ubatan, a 12 quilômetros da cidade. Foram atendidas cerca de 30 pessoas na primeira edição da atividade. Em relação à iniciativa, a moradora Geralda Pinto desabafou: “foi muito bom o promotor ter vindo aqui no povoado (referindo-se à importância do trabalho do MP), pois eu não tinha condições de ir até Orizona”.
Para o promotor, esse é o diferencial da instituição: “devemos ser dinâmicos, ir até o problema para efetivamente combatê-lo”. Ele adianta ainda que, em breve, os moradores de Buritizinho irão receber a “Promotoria Itinerante”, que será estendida a todos os demais povoados.
A busca pela integração e articulação permanentes entre as políticas e ações nos diversos setores da sociedade, em consonância com os pressupostos, diretrizes e objetivos da Política Nacional sobre Drogas, é objetivo estratégico central do plano Geral de Atuação do Ministério Público de Goiás para o biênio 2012-2013.

* Texto por Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO. Fotos: arquivo da Promotoria de Justiça de Orizona. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....