segunda-feira, 3 de junho de 2019

Na Câmara Municipal de Orizona, professora Carminha faz fala em defesa da continuidade da UEG de Silvânia

DA REDAÇÃO - A diretora do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, Maria do Carmo Duarte (Carminha), falou durante sessão da Câmara Municipal de Orizona nesta quarta-feira, 29 de maio, sobre as questões que envolvem o fechamento da Unidade da UEG de Silvânia.
Segundo Carminha, o Governo do Estado está fazendo um redesenho da estrutura da UEG. É uma proposta que segue a lógica dos cortes na Educação, feita pelo Governo Federal. Neste redesenho, o governo de Ronaldo Caiado (DEM) leva em conta a quantidade de cursos das unidades, sendo que o requisito mínimo de funcionamento seriam de três cursos.
Outro requisito, segundo Carminha, seria a nota do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, sendo que os cursos com nota baixa deixariam de existir, assim como aqueles que tem baixa demanda da população.
O governo estadual não está abrindo a possibilidade de contratação de novos professores para a UEG e vetando contratos antigos, de profissionais que atingiram cinco anos de atuação por meio de contratos temporários. Também não há previsão da realização de concursos públicos. Isto está inviabilizando o funcionamento das unidades.
Orizona possui dezenas de estudantes que estão matriculados na Unidade de Silvânia, uma das cotadas para fechar. Essa possibilidade deixa a todos em situação de insegurança quanto ao futuro.
A mobilização que está sendo feita em defesa da continuidade da UEG da Silvânia e de outras unidades não é propriamente contra o redesenho, mas em defesa da instituição e pela abertura de novos cursos, de acordo com as demandas da região.
Assim, Carminha pediu o apoio dos vereadores e da comunidade nesta luta em defesa da manutenção do Campus da UEG de Silvânia e da luta pelas melhorias da Universidade Estadual de Goiás em sua totalidade. Carminha observou que a força política local faz muita diferença nesses momentos.
Ao final, alguns vereadores se posicionaram em favor das discussões propostas pela professora e em defesa da educação.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....