Conselheiros Tutelares de Orizona e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Ivonete Ferreira, participaram de reunião na manhã desta terça-feira, 10, com a CCA - Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa. A reunião serviu para discutir os temas que serão abordados nas campanhas que a Comissão, em parceria com os conselhos tutelares, vai desenvolver em todos os municípios goianos. O objetivo das campanhas a serem realizadas é a mobilização da sociedade para as questões de violação aos direitos das crianças e dos adolescentes.
O presidente da Comissão, deputado Carlos Antonio (PSC), explicou que haverá cinco campanhas com temas diversos. O primeiro tema será sobre a valorização da imagem do conselho tutelar. A ação acontecerá de junho de 2012 a dezembro de 2013.
“A primeira campanha que queremos realizar é com o objetivo de melhorar a imagem dos conselhos tutelares perante a sociedade, haja vista que grande parte das famílias ainda vê este órgão como repressor e não como defensor dos direitos da criança e do adolescente. Acredito que, quando a sociedade compreender a importância dos conselhos tutelares, o Governo vai começar a investir no setor”, ressaltou o deputado social-cristão.
Durante a reunião, o parlamentar propôs como a primeira atividade a ser desenvolvida na campanha pela valorização dos conselhos tutelares a realização de um concurso estadual de redação para alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal de ensino, com o tema "Valorização dos Conselheiros Tutelares". “Queremos saber que visão essas crianças têm a respeito dos conselhos, o que vai acabar gerando uma discussão sobre sua importância dentro de casa, com a família”, disse.
Todas as discussões e escolhas relacionadas ao concurso envolveram diretamente todos os representantes presentes. A premiação ficou definida como R$ 3 mil em prêmios, que serão divididos para os três primeiros colocados. Além disso, haverá um regulamento para o concurso e materiais de divulgação, como cartazes, folders e anúncios em programas de rádio e redes sociais. A data para a entrega das premiações ficou prevista para o dia 29 de outubro deste ano.
O presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás, Amilton José Amorim Rezende, sugeriu, ainda, que haja uma intersetorialidade com as secretarias municipais de Educação para a escolha dos melhores trabalhos.
Outro assunto discutido no evento foi a comemoração do Dia Municipal do Conselheiro Tutelar, em cada cidade, separadamente. Carlos Antonio lembrou que, no dia 18 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. “Precisamos criar uma data municipal também. Os conselhos das 246 cidades goianas devem procurar a Câmara Municipal para que seja criada essa data. Sugiro que cada um defina o dia que achar melhor.”
O parlamentar sugeriu também que sejam lançadas campanhas para datas comemorativas alusivas à criança e ao adolescente, como o Dia do Combate à Desnutrição, Dia Nacional da Luta por Creches, Dia do funcionário de Creche, e Dia da Alimentação Escolar.
Ao final, foram votados os cinco melhores temas para serem abordados e destacados em campanhas promovidas pela Comissão, em parceria com os conselhos municipais. São eles: valorização do conselho tutelar, maus-tratos familiares, enfrentamento ao uso e abuso de álcool e outras drogas, evasão escolar e gravidez na adolescência.
Foi decidido ainda que será realizada, no mês de novembro, a campanha "Crianças na Rua, não, no Orçamento, sim", em parceria com as câmaras municipais.
Também ficou definido durante o encontro que serão realizadas audiências públicas em algumas cidades no Estado para discutir sobre a captação de recursos para os conselhos. Além disso, o deputado Carlos Antonio anunciou que será realizada uma reunião com o presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), no final do dia, para a solicitação de computadores para os conselhos.
Compuseram a mesa do encontro o presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Antonio; o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás, Amilton José Amorim Rezende; e o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares de Goiás, Renilton Borges.
Participaram do evento representantes dos conselhos tutelares dos seguintes municípios goianos: Goiânia, Anápolis, Corumbaíba, Uruaçu, Itumbiara, Montes Claros de Goiás, Itajá, Alto Horizonte, Senador Canedo, São Luiz do Norte, Cidade Ocidental, Baliza, Aragoiânia, Taquaral de Goiás, Rio Verde, Bom Jardim de Goiás, Guaraíta, Morrinhos, Orizona, Santo Antônio do Descoberto e Pires do Rio.
* Com Informações da Assessoria de Imprensa/ Assembleia Legislativa-GO. Fotos: Sérgio Rocha. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....