quinta-feira, 16 de março de 2023

Produtores de cachaça de Orizona buscam obter a Indicação Geográfica para a tradicional bebida

No próximo dia 21 de março, com organização da Associação dos Amigos e Produtores de Cachaça de Orizona (APACOR), acontecerá encontro no auditório do Sindicato Rural de Orizona, localizado na Av. 7 de Setembro, 35 (acima da Rodoviária), onde será discutido sobre a indicação geográfica da cachaça do município. Além de representantes do Sebrae-GO, estarão presentes representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que também deverão visitar alambiques do município após o encontro.
De acordo com o Sebrae, as Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto; proteger a região produto. O sistema de Indicações Geográficas deve promover os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.
Conforme a Lei da Propriedade Industrial, as Indicações Geográficas são divididas em duas espécies: 1) Indicação de Procedência e; 2) Denominação de Origem.
No Brasil, alguns exemplos de Indicações Geográficas são:
- Vale dos Vinhedos para vinhos
- Goiabeiras para panelas de barro
- Região do Cerrado Mineiro para café
- Canastra para queijo
- Divina Pastora para rendas
- Franca para calçados
- Linhares para cacau
- Salinas para aguardente de cana.

Matéria do portal Curta Mais desta semana ressalta a produção de cachaça em Orizona.

Foto: Portal Serra Dourada News.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....