sábado, 18 de março de 2023

Município de Orizona realiza sua 6ª Conferência Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 20 de março

A secretaria municipal e Conselho Municipal de Saúde de Orizona irão realizar no próximo dia 20 de março, segunda-feira, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. A temática da etapa municipal segue a mesma que das Conferências Estadual e Nacional, que é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A etapa nacional da já 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília. Será no ginásio de esportes Samuel Soares, próximo ao trevo, das 12 as 18 horas. Além da conferência, a prefeitura pretende entregar veículos para a secretaria de Saúde.
A Conferência de Saúde é uma grande reunião realizada a cada 04 anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal. As deliberações discutidas nas Municipais são levadas até a conferência Estadual e posteriormente para a Conferência Nacional de Saúde. Através da participação social de gestores, parlamentares, profissionais de saúde e usuários do SUS é que são discutidas as propostas que poderão integrar programas de governo, fazer parte dos próximos orçamentos ou transformar em leis ordinárias ou em emendas constitucionais, por exemplo.
É esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. As Conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil, como no caso da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, cujo relatório final serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da Constituição Federal de 1988, resultando na criação do Sistema Único de Saúde - SUS.


Materiais para as Conferências
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma série de materiais que podem ser utilizados nas conferências de saúde dos conselhos municipais, estaduais e distrital, assim como nas demais etapas preparatórias promovidas para a 17ª CNS. Neste documento você pode acessar vídeos, cards e banners para redes sociais, logomarcas, vinhetas e apresentações, entre outros, que podem subsidiar os debates e ajudar na divulgação da sua conferência.

Vídeo
O vídeo “17ª Conferência Nacional de Saúde - Amanhã vai ser outro dia” traz a visão de conselheiras e conselheiros nacionais de saúde sobre a importância da realização do processo da Conferência, assim como reflexões sobre o momento histórico da realização dessa edição. “Chegarmos à 17ª CNS, depois de passar por um período turbulento no Brasil, é uma conquista do Controle Social brasileiro”, afirma no vídeo Fernando Pigatto, presidente do CNS.


Documento Orientador
O documento orientador visa contribuir com todos os diálogos que acontecerão na sociedade ao longo deste processo. Ele reúne reflexões, desafios e perspectivas acumuladas no âmbito do controle social, organizadas em quatro eixos: O Brasil que temos e o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes. Acesse o documento orientador e a apresentação.

Cartilha de Apresentação da 17ª CNS
Também está disponível como material de apoio para a realização dos eventos a Cartilha de apresentação da 17ª CNS, em formato digital e físico (consultar CNS para aquisição).

Documentos
No site da 17ª Conferência, também é possível consultar o regimento e as resoluções da 17ª CNS. Acesse e confira: http://conselho.saude.gov.br/17cns

Comunicação Colaborativa
O CNS e a Comissão de Comunicação da 17ª CNS estão organizando uma equipe de comunicadores para cobertura da etapa nacional. Se você é profissional de comunicação e está interessado em colaborar com a produção de reportagens, vídeos, fotos, posts para redes sociais e outros registros das atividades, basta preencher o formulário da Rede Colaborativa de Comunicadores da 17ª CNS.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde/ Conselho Nacional de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....