sábado, 18 de maio de 2013

Morre com 89 anos o Sr. Manoel Ribeiro de Oliveira

DA REDAÇÃO - Faleceu as 23:20h desta quinta-feira, 16 de maio, um grande homem: Manoel Ribeiro de Oliveira, 89 anos, casado com D. Iracema de Aquino Ribeiro. Manoel é irmão do Arcebispo Emérito de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. Teve uma trajetória ímpar na história de Orizona, principalmente nos espaços da Igreja Católica e das organizações sociais do município. Foi um dos precursores das Comunidades Eclesiais de Base e fundador do Centro Social Rural de Orizona e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Foi casado por 70 anos com Dona Iracema, bodas de Vinho celebradas no dia 19 de janeiro deste ano. Segundo o seu neto Eugênio Aquino, o casamento em 1943 aconteceu enquanto o mundo assistia aos horrores da Segunda Guerra Mundial. Foi um casal apaixonado e diferente dos casais daquela época. 
O casamento foi celebrado na Residência do Sr. Pedro Morais (irmão da noiva) na Fazenda Pontinhas, Campo Formoso-GO (hoje, Orizona), em 16 de Janeiro de 1943, pelo Padre Aníbal Ruppi. Mas aquele não era casal como outros de sua época, que casavam “arranjados” pelos pais. Manoel e Iracema uniram-se no AMOR e transmitiram esse amor para a sua numerosa família que tinha início naquele dia. Foram 10 Filhos (7 homens e 3 mulheres), 7 Noras, 2 Genros, 37 Netos e Netas e 23 Bisnetos e Bisnetas. Todos estes criados no exemplo de AMOR e FÉ herdados do casal.
A casa de Manoel e Iracema sempre esteve de portas abertas ao acolhimento, sem nenhuma distinção de credo, cor e condição social. Ninguém saia de lá de mãos vazias. A partilha e a doação foram marcas forte do casal. Manoel Ribeiro esteve por muitos anos a serviço da Igreja Católica de Orizona e do Centro Social Rural de Orizona, que inúmeros benefícios concedeu ao município (Hospital, Creche, Lavoura Comunitária, Mapeamento do Loteamento Cidade de Orizona, entre tantos outros). Enquanto isso, Iracema cuidava do lar e da criação e educação dos filhos. 
Seu Manoel está foi velado em sua própria residência, na Avenida 7 de setembro, abaixo do Antigo Seminário. Por volta das 16 horas, um cortejo levou-o a Igreja Matriz de Orizona, onde foi feita uma celebração eucarística de envio, presidida por Dom Antônio e concelebrada por diversos padres (entre eles, Pe. Aparecido, Pe. Divino e Monsenhor Nelson). Na homilia, Dom Antônio destacou que seu irmão cumpriu integralmente a sua missão e que toda a sua conduta sempre foi pautada pelo tripé: Família, Igreja e Amor aos Pobres.
Religiosas, familiares e amigos estiveram presentes no momento. Na ocasião, Manoel foi homenageado pelo filho Manuel de Aquino, pelos Irmãos do Santíssimo (através de Gerson Pinheiro) e pelos Ministros da Eucaristia (através de Silvio Fernandes). Manoel foi sepultado a seguir no Cemitério Municipal de Orizona. Junto a seu corpo estava o colete vinho dos Irmãos do Santíssimo e um crucifixo.
Segundo o seu genro, Antônio Pereira de Almeida (Baiano), secretário municipal de Cultura, Seu Manoel viveu plenamente a fé e morreu como um anjo de Deus. Sentiremos sua falta, mas enaltecemos sua vida doada e partilhada com muitos na família na Igreja e na sociedade.
A foto acima foi tirada pela grande realizadora cultural da cidade de Santa Cruz de Goiás, Fátima Paraguassú, neste último domingo, 12 de maio. Juntos, estava o casal inseparável. 

* Texto com contribuições de Antônio Baiano e Eugênio Aquino.

Um comentário:

  1. Eu me emocionei só de ler a história dessa linda família, e de Sr Manoel. Que esse amor viva pra sempre nesses filhos, netos e bisnetos,e que o exemplo dele seja seguido por todos eles. Um beijo e um abraço muito apertado pro meu amigo Manuel de Aquino, que eu tanto amo,e toda a família. Infelizmente não fiquei sabendo à tempo, mas sempre é tempo de abraçar um grande amigo. Descanse em paz, Seu Manoel. Viviane Vaz.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....