quarta-feira, 3 de julho de 2019

Deputado Antônio Gomide participa de encontro do Diretório Municipal do PT em Orizona

DA REDAÇÃO - O diretório do Partido dos Trabalhadores de Orizona realizou neste sábado, 29 de junho, um encontro de formação política, quando o deputado estadual Antônio Gomide (PT) fez análise da conjuntura política atual. O deputado aproveitou a oportunidade também para tratar da atuação de seu mandato e do plano de encabeçar uma chapa ao diretório estadual do partido em Goiás.
Segundo o deputado, que foi vereador e prefeito em Anápolis, "o que estamos vivendo em Goiás não é tão diferente do que ocorre em nível federal". O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) trabalha mais ou menos na mesma linha do governo de Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás.
De acordo com Gomide, ao longo dos últimos anos, a imagem do Partido dos Trabalhadores foi massacrada. Isso porque a atuação em defesa do trabalhador e o debate inclusivo feito PT nunca interessou às elites. Interessa às elites vivermos como no período colonial. Por isso, Dilma Rousseff sofreu o impeachment e Lula foi preso.
O deputado afirmou que as pessoas hoje sentem falta do jeito de governar do PT. Prenderam o Lula porque ele seria eleito em 2018. Ele é um preso político. As provas disso são as conversas do ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, reveladas pelo site The Intercept, afirmou.
Apesar de perder as eleições presidenciais em 2018 com Fernando Haddad, o Partido dos Trabalhadores, segundo Antônio Gomide, continuou forte, elegendo deputados, senadores e governadores, sendo um dos partidos mais votados nas últimas eleições. Sobre a derrota de Haddad, disse que foi melhor perder que estar junto de quem venceu, porque quem venceu representa o pensamento da extrema direita, que não tem projeto para o país. Gomide disse que o PT está hoje no lugar certo: junta à esquerda e fazendo oposição. Ruim mesmo seria se fizesse composição com esse governo.
O deputado também observou que é preciso usar dos espaços onde está a sociedade para exercitar essa oposição, que pode ser feita nos locais de trabalho, nas escolas, hospitais, nas casas legislativas, etc. Nesses seis meses, a população ficou acuada, com medo de se posicionar contra, mas o que ocorre hoje é uma ótima oportunidade para comparar o que Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro  estão fazendo e o que o PT fez para o povo. É, segundo Gomide, um momento oportuno para o debate.
Avaliando a atuação do governador, Gomide disse que Caiado não fez nada até o momento para melhorar a vida do trabalhador. Pelo contrário, tem cortado os incentivos. Na educação, por exemplo, fechou 17 escolas de Ensino Médio, acabou com 52 escolas que funcionavam em tempo integral (inclusive uma em Orizona), estão querendo fechar 16 campus da Universidade Estadual de Goiás (entre estes o de Silvânia), estão reduzindo o orçamento da Universidade e propondo cortar 2% da Educação. Para os municípios, acabou com o programa Goiás na Frente. Cortou incentivos fiscais de empresas, que estão agora indo embora do Estado, provocando a diminuição da geração de renda e aumentando o desemprego.
Antônio Gomide comentou que até o momento, depois de seis meses, o governo do Estado não lançou nenhum programa e concentrou suas forças apenas em se queixar e tentar conseguir empréstimo com o BNDES. Para quem apostou em Caiado e Bolsonaro, a decepção já chegou. Alguns admitem, mas ficam calados, outros preferem esperar um pouco mais de dar um voto de confiança.
Está claro para o deputado o quando Jair Bolsonaro é uma pessoa despreparado para o cargo que investiu. Ele não tem condições nenhuma de tocar o barco. O povo pagará caro se continuar lá por quatro anos. Será um estrago no país. Contudo, precisa continuar onde está, porque trocar governo no meio do mandato é muito ruim e seria um risco ainda maior a sua substituição neste momento pelo que representa o seu substituto imediato.
Sobre a Reforma da Previdência, tanto o texto original apresentado pelo Governo, quanto o que será colocado em votação a partir de parecer do relator, não representa os interesses dos trabalhadores. Por isso, segundo Gomide, precisam ser combatidos pela sociedade. A Reforma da Previdência está sendo apresentada como foi a Reforma Trabalhista, como alternativa para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Na prática, a Reforma Trabalhista não melhorou e contribuiu para o aumento do desemprego. A Reforma da Previdência não será diferente, afirmou o deputado.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....