quarta-feira, 10 de abril de 2013

AGRICOR, empresa genuinamente orizonense, deverá receber nesta safra 25 mil toneladas de grãos

DA REDAÇÃO - O Brasil deverá ter neste ano uma safra com mais um record na exportação de grãos. Porém, o sistema de transporte da produção agrícola em nosso país, baseado predominantemente no rodoviário, apresenta custos elevados no frete, além da perda de parte da safra nas rodovias. Para buscar uma redução nos custos de produção e para agregar valor, um grupo de seis produtores rurais de Orizona se associaram e criaram a AGRICOR Industria Comercio e Representações, com sede administrativa e estrutura de armazenagem implantados no Distrito Agroindustrial de Orizona.
A AGRICOR começou a receber a produção do Município na última safra. Em 2012 a empresa recebeu cerca de 10 mil toneladas de grãos, inicialmente apenas da produção de soja. A meta é receber nesta safra 25 mil toneladas, conforme explicou o agricultor Hélio Frutuoso de Assis. Hélio é um dos sócios deste empreendimento, ao lado de Daniel Olímpio Alvares, Abelardo Nicoli, José Augusto Gonçalves Júnior, Paulo Roberto de Freitas Barbosa e Paulo César Dias de Almeida.
No auge das colheitas desta safra, a empresa recebeu e embarcou aproximadamente 1 mil toneladas de grãos por dia, vindos principalmente de lavouras do município. Já transbordou até o momento cerca de 19 mil toneladas de soja. O grupo investiu até o momento aproximadamente 3 milhões de reais na empresa e o investimento final deverá superar os 10 milhões, oriundos de recursos próprios e de financiamento junto ao BNDES. Quando o projeto estiver concluído, a empresa conseguirá armazenar 600 mil sacas de grãos, primordialmente de soja e milho. Nessa ocasião, a empresa também fará o processamento da soja, agregando ainda mais valor ao produto.
Para garantir o escoamento da produção, o grupo fechou desde o início de suas atividades parceria com a ADM - Archer Daniels Midland Company, multinacional norte-americana que é uma das maiores do setor em todo o mundo. Assim, a produção que chega dos produtores aos silos da AGRICOR é transbordada e a partir dali, o transporte fica sob a responsabilidade da ADM, que leva a produção para as suas indústrias em Ipameri-GO, Uberlândia-MG ou para os portos de Santos-SP ou Paranaguá-PR.
De acordo com Hélio Frutuoso, antes desta estrutura, o produtor tinha que pagar o frete para outras cidades da região, como Pires do Rio, Ipameri e Uberlândia. Agora, a partir da AGRICOR, o custo da saca de soja diminuiu em cerca de um real, garantindo maior lucratividade aos agricultores.
Hélio destaca também a importância da instalação da AGRICOR para o Município. São gerados dezenas de empregos diretos e indiretos e o comércio local é aquecido. Na colheita aumenta o movimento nos postos de combustíveis, nos restaurantes e hotéis da cidade. O retorno econômico do investimento fica quase todo em Orizona, acrescenta.
Segundo Magno Ianes de Melo (foto), comprador de cereais da ADM, os negócios fechados com os produtores do Município acontecem principalmente na modalidade de Contratos Futuros, não descartando a possibilidade de firmar contratos de balcão, que são aqueles que acontecem sem adiantamento e sem a formalização da documentação, no ato da entrega da produção.
A ADM é a maior exportadora de grãos em atuação no Brasil na atualidade, comercializando com países dos mais diversos continentes, e está presente nos estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Além da exportação, a ADM industrializa a matéria-prima. No caso da soja, tem unidades em Goiás, Minas Gerais e Bahia, conclui Magno.

Fotos: Anselmo Di Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....