Médicos de todo o país suspenderam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta terça-feira (25). A paralisação terá 24h de duração. Coordenada pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos, apenas os casos de urgência e emergência serão atendidos.
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Salomão Rodrigues, informou que protesto é motivado pelos baixos valores pagos aos médicos e más condições de trabalho. “Se cada município aplicasse os 15% definidos em lei, os estados 12% e a união 10%, nós teríamos uma situação bem melhor que temos”, avaliou.
Em Goiás, o sistema público de saúde enfrente uma séria crise. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado, Leonardo Mariano Reis, apenas este ano, 20% dos médicos que atendiam pelo SUS pediram demissão.
“Isso em função dessa desvalorização do profissional e da falta de condições de materiais e medicamento por falta de políticas que incentivem um financiamento maior”, analisa.
*Matéria extraída do portal Rádio 730. Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....