quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Recomendo: assistam "Batismo de Sangue"

Nesse final de semana assisti ao filme Batismo de Sangue (Brasil, 2006) de Helvécio Ratton. No filme, um excelente elenco. Entre os atores, os já nacionalmente reconhecidos Caio Blat, Daniel de Oliveira, Léo Quintão, Odilon Esteves, Ângelo Antônio, Cássio Gabus Mendes e Marku Ribas.
Batismo de Sangue é baseado no livro de memórias homônimo escrito por Frei Betto, que ganhou em 1985 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, e conta a história de Frei Tito e o envolvimento de frades dominicanos com o líder revolucionário Carlos Marighella, executado a tiros pelo truculento delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos cabeças das forças de repressão.
Juntamente com seus colegas de seminário, Tito foi preso e barbaramente torturado. Mesmo depois de libertado e enviado para o Chile como parte de um grupo de presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovani Bucher, Tito jamais conseguiu se livrar dos fantasmas de seus torturadores e, anos depois, vivendo num convento na França, decidiu pôr fim ao seu martírio cometendo suicídio por enforcamento.
Batismo de Sangue é uma excelente trama, com um ótimo roteiro, elaborado por Helvécio Ratton e Dani Patarra. Destaques também para o cenário, figurino e a fotografia, que retratam bem a realidade da época, segundo o que sabemos.
Mas o mais relevante é mesmo a atuação dos dominicanos apresentada na trama, que inspirados no exemplo de Jesus Cristo e na orientação de Tomás de Aquino (que dizia que esgotadas as possibilidades de alcançar a liberdade de forma pacífica, a luta armada passava a ser uma alternativa), partiram a campo para defender junto a sociedade a garantia dos direitos fundamentais.
A Igreja era a unica instituição que não fora prontamente ocupada pelos militares. Algumas alas mais conservadoras da Igreja se calaram, enquanto grupos mais progressistas começaram a sua atuação política e foram barbaramente repreendidos.
É um excelente filme, que precisa ser visto, para que nunca esqueçamos dessa página sombria de nossa história e para que nos inspiremos nessa experiência realmente profética de denúncia das injustiças e anúncio da Boa Notícia, expressos no Evangelho de Jesus Cristo.
Leia também a crítica do jornalista e crítico de cinema Luis Pires clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....