quinta-feira, 26 de maio de 2011

A nossa posição em relação ao momento político local

Caro leitor, recebemos hoje (26) alguns pareceres no rodapé deste blog e nas ruas sobre o que comentamos nas redes sociais sobre a suspensão do leilão de bens imóveis que seria realizado pela Prefeitura de Orizona nesta terça-feira (25). Comentamos nas redes sociais tentando evitar o pronunciamento explícito neste blog, em respeito ao leitor que tem opiniões diferenciadas sobre o assunto e às vezes deseja apenas se informar, sem que seja promovido um debate público. Mas em referência aos questionamentos, vamos nesta postagem defender a nossa posição e contamos com a compreensão de todos e todas:
Ora, crescemos em um contexto pós-período militar em que as pessoas pelo menos teoricamente poderiam dizer o que pensam. Para aqueles que não concordam que as pessoas tem o direito de pensar e dizer e fazem ameaças mesmo que implícitas, peço que reflitam seriamente sobre essa postura, porque não vivemos mais em um Estado de Intolerância e Repressão. Para aqueles que têm opiniões diferentes das deste blogueiro, mas por consciência respeitam o direito constitucional que garante ao cidadão o direito de ir e vir e dizer o que pensa, que continuem difundindo as suas idéias, desde que para o bem de nossa sociedade.
Nessa manhã de quinta-feira antes do nosso expediente como servidor do Município de Orizona, publicamos no Twitter a nossa opinião sobre o processo que suspendeu o leilão de bens da Prefeitura de Orizona e a postura que consideramos deplorável de algumas lideranças de grupos políticos de oposição ao governo do prefeito Felipe Dias. Temos conhecimento das denúncias feitas pelo Ministério Público em sua íntegra e acreditamos que é papel deste órgão de nossa sociedade defender o cidadão e a constitucionalidade. Mas o MP não fez a denúncia sem que lideranças políticas locais, preocupadas apenas com suas vaidades, viessem e tentassem impedir que o processo acontecesse de acordo com o cronograma.
O que dissemos no Twitter sobre a postura de lideranças é baseado em fatos que ocorreram nos bastidores da política deste município e que portanto não podemos provar, porque são construídos sem testemunhas e a panos frios. Por isso mesmo não citamos nomes, mas quem poderia dizer que estamos equivocados? O tempo provará que este blogueiro não estava enganado ao falar abertamente sobre esse assunto.
O que defendemos não é a nossa posição política (que todas as pessoas que nos conhecem sabem qual é), mas a posição crítica que observa uma mãe de baixa renda, que poderia ser a nossa ou a sua mãe, demasiadamente mal por conta de alguma enfermidade, não ser atendida no hospital da cidade antes que depositasse no caixa a quantia referente ao pagamento da consulta, valor à vezes não tão significativo financeiramente para alguns, mas que pode ser o divisor entre a condição de vida ou morte.
Sobre a possível discordância da Lei Municipal com a legislação estadual e federal, observamos que a empresa que presta assessoria jurídica para a Prefeitura de Orizona é a mesmo há anos, trabalhando para governos de vários prefeitos como Anteres, João Bosco, Itamar e Felipe. O escritório da Ferreira e Fleury Advogados Associados assessora mais de uma dezena de prefeituras em Goiás há bem mais de uma década. São os melhores profissionais do Estado. Como nós leigos poderíamos dizer que estavam equivocados ao trabalhar na elaboração do PL 004/2011 que culminou com a Lei Municipal nº 1.054/2011? Como poderíamos dizer que todos os vereadores da oposição e situação estavam equivocados ao votar por unanimidade o projeto em todos os momentos e instâncias, quando levado à plenário ou junto  as comissões? Como nós leigos poderíamos dizer que Maurício Gebrim (um dos melhores e mais atuantes promotores de justiça do Estado) e o juiz Ricardo de Guimarães e Souza (que conhece Orizona como a palma de sua mão) estariam equivocados a propor a interrupção do processo? E acreditamos que realmente ninguém tenha essas dúvidas.
O que talvez tenha faltado foi pensar que às vezes o bom censo é a melhor decisão. Qual seria a possibilidade, a médio prazo, de um município de 14.300 habitantes conseguir fomento no Estado e União para a construção de um hospital público? Quantos cidadãos das classes menos favorecidas, que sem nenhum plano de saúde, sequem podem pensar em adoecer à noite ou nos finais de semana porque não possuem 120 reais de última hora para pagar uma consulta? Qual será agora a alternativa para solucionar de vez o gargalo dessa saúde pública? Talvez quem articulou nos bastidores contra essa ação tenha a resposta a dar para essas questões.
Garantir a lei e interpretá-la de acordo é dever do Ministério Público e do Judiciário e não questionamos isso. Agora, não é positivo e é uma VERGONHA que em nosso meio tenham lideranças atuando contra o interesse do povo por questões apenas partidárias e de cunho pessoal. Pensem nisso, mas acima de tudo, pensem em nosso povo: trabalhador, com espírito empreendedor, carismático e de boa índole. Tenham uma boa tarde e que Deus nos acompanhe sempre!

4 comentários:

  1. Caro redator,tentei compreender o seu ponto de vista porem não consegui.Vamo lá vc falou da ditadura, do direito de ir e vir,de acusações...enfim. Vc colocou o seu ponto de vista e é claro que tem que ir de acordo com a ideologia da sua equipe de trabalho.Os comentarios feitos no rodapé é apenas a uma forma de expressar a opinião do leitor pois como vc mesmo colocou não vivemos em um período de ditadura e repressão política todos temos o direito de dar a nossa opinião.Gostei muito do titulo,quando vc coloca assim:A nossa posição em relação ao momento político local.Ate agora as lideranças estavam omissas a tudo como diz: Estavam deixando a agua rolar por debaixo da ponte fazendo vista grossa.Porem parece que acordaram!!Pois as opiniões a respeito deste leilão são varias e mais ouvida é ;Nossa como queriam vender uma área verde,praças.... tem que cumprir o que prometeram pois como prometem sem saber da onde tirar o $ para fazer?E o que me deixa mais feliz é que esse comentário sai da boca de gente humilde que precisaria e muito desta obra, pessoas que não tem plano de saúde e muito menos $ para pagar consulta em um ÚNICO HOSPITAL PARTICULAR da cidade, e que se cobra uma consulta é por que são pais de familias assim como nos, mas sabemos perfeitamente que o hospital faz muito pela população.
    Portanto o comentário é somente para justificar com o redator desse Blog q assim como ele tem o direito de postar comentarios o leitor também pode postar o seu ponto de vista. Assim como vc tem o direito de se posicionar frente a uma ideologia o leitor do lado de ca tbm tem.E quem acatou a decisão não foi a vontade do DEM,PP,PSDB foi a MP que viu irregularidade. Portanto é isso que tem que ser divulgado e não ficar colocando a culpa onde não existe.Obrigado pela compreensão.E gostaria somente de deixar uma dica tente fazer meterias que não tenha tanta ideologia política pois vivemos presos demais ao partidarismos aproveite esse tempo que ainda tem para colocar outras noticias interessantes pois o ano político se aproxima ai começa tudo de novo.Abraços

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com o comentário anterior!
    as matérias deste site são muito boas, é bom ter um noticiário de orizona, porém poderia ser menos partidário. e quanto ao leilão, pelo amor de Deus né? leiloar espaços verdes? Orizona já é um péssimo exemplo de planejamento urbano, e ainda tentam piorar. Espaços verdes em uma cidade está relacionado diretamente com o bem estar e a saúde das pessoas, aí perde-se esses espaços para construir um hospital. Um Hospital é de extrema importância, porem devemos pensar em prevenir as doenças antes trata-las.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meus caros,

    Gosto muito do site, e admiro o seu trabalho de nos manter informados sobre o que acontece na nossa cidade, más você deveria ser mais neutro, com esse negocio de partidos.
    O plano do hospital é muito bom , más vamos construir isso legalmente , sem ferir os espaços de lazer da população.

    ResponderExcluir
  4. Orizona merece um hospital publico,sofremos muito com esse hospital que para entrar pra dentro precisa pagar,tendo $ ou nao,alem de medicos sem educação(tem exceçoes).Porem è preciso que os lideres politicos saibam o que fazer,como fazer e ter recurso para manter.Espero a anos que Orizona avance em alguma coisa boa... para toda a população.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....