quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lixo radioativo de Angra poderá vir para Abadia de Goiás

Imagem: Brigitte Luiza.
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento que pede os esclarecimentos sobre a possível escolha da cidade de Abadia de Goiás para armazenar rejeitos nucleares de usinas. O pedido é de autoria do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) e convida o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear Odair Dias Gonçalves e o diretor de pesquisas da CNEM Marcos Nogueira Martins, para participarem de uma audiência pública com data ainda a ser marcada.
O deputado Ronaldo Caiado explica qual é o objetivo dos esclarecimentos, dizendo que inicialmente está solicitando a presença tanto do presidente quanto do diretor para que e ninguém seja surpreendido de última hora com fatos consumados. Ronaldo Caiada ainda afirma que o fato de já haver o depósito do lixo gerado pela tragédia do Césio 137 (foto) em Abadia de Goiás, não justifica a nova instalação na cidade. 
“É o objetivo claro de não deixar que eles possam caracterizar por termos ali o depósito do Césio 137. São coisas distintas, e Goiás não é lixão de usina nuclear, nós vamos reagir duramente, e não vamos aceitar esse depósito ser ampliado para as usinas nucleares”, declara.
O coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, Leonardo Bastos Lage, afirma que o governo federal tem projetos de expansão no sistema nuclear do país. Segundo ele, a usina de Angra 3 será terminada e podem ser construídas outras sete nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Leonardo Bastos explica que as escolha de Abadia de Goiás como a cidade que receberá o repositório e rejeitos nucleares, por enquanto, é uma possibilidade a ser discutida.“A fase em que estamos é discutir qual é a arquitetura desse repositório de média e baixa intensidade. Na semana passada, moradores já haviam feito uma manifestação em Goiânia contra a possível vinda dos lixo radioativo.

Izadora Louise, via Portal Rádio 730.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....