sábado, 25 de fevereiro de 2023

Iluminação pública, situação das vias e voto feminino são temas de sessão da Câmara de Orizona

Numa sessão legislativa de pauta mais reduzida, a 3ª ordinária de fevereiro/2023, ocorrida nesta sexta-feira (24/02), foi devolvido um veto do prefeito Felipe Dias a uma emenda em um projeto de lei, sendo este encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A sessão se concentrou no uso da palavra livre pelos vereadores.

91 ANOS DO VOTO FEMININO:
A vereadora Roseli Gonçalves Caixeta ressaltou a importância da data de 24 de fevereiro: nesta ocasião se completa 91 anos da conquista do voto feminino. Lembrou que nestas últimas eleições, apenas duas mulheres conquistaram o voto para governadoras, no Rio Grande do Norte e Pernambuco, para se ver o tanto que ainda é preciso lutar pelos direitos e pela igualdade das mulheres. Quando é época de eleição, 30% devem ser candidatas mulheres, mas não existem vagas reservadas para mulheres. Senadoras foram apenas quatro eleitas. Deputadas federais foram noventa e uma, o que dá dezessete por cento de mulheres eleitas. A parlamentar observou que é uma grande conquista o direito ao voto, o direito de ser candidata, mas as mulheres precisarão lutar muito para conquistar os direitos nas mais diversas instâncias.

AVENIDA DA DONA BAIA E ILUMINAÇÃO PÚBLICA:
Usando da palavra, o vereador Nagib Duarte alertou sobre o problema da chamada avenida da Dona Baia. Disse que já fez requerimentos e não fará mais, mas o problema continua. Lamentou a dificuldades dos moradores da região e denunciou o desrespeito do poder Executivo para com os mesmos. Mesmo com tantos requerimentos apresentados e aprovados pela casa legislativa, nada é feito para aquele pessoal. Disse que na Câmara os vereadores pedem, conversam com o secretário, mas não tem a força e ir lá e fazer.
O vereador Waldivino de Freitas Lemes disse que passa naquela via frequentemente e agora quem chega na cidade faz um desvio passa dentro bairro Bela Vista, porque não tem condições de passar mais pela avenida.
O presidente da Câmara Flávio Dias da Silva disse que a vontade é poder executar, pois não é competência, mas que os vereadores podem continuar cobrando, usando das atribuições, e isso tem sido feito. É visível uma dificuldade do poder público e não dá para entender o porquê. Com as chuvas piorou a situação.
O vereador Flávio Dias propôs a criação de uma comissão de vereadores para ir até o prefeito Felipe Dias para dialogar a respeito da problemática da avenida, as razões de estar tão devagar aquela obra, quando vai terminar. O gestor precisa dar  uma satisfação. Essa comissão precisa tratar desse problema e de outros, como o da iluminação pública, Palladium, etc. Tem muito tempo que os vereadores não sentam com o prefeito.
O mesmo pediu que o vereador Rivadávia Jayme agende uma reunião com o prefeito e que para esta estejam presentes todos os vereadores, não apenas uma comissão, e cada um leve anotado os pontos importantes. O problema da iluminação pública, por exemplo, é muito cobrado pela população, que tem o direito de encontrar soluções. Riva disse que agendará a reunião e depois comunicará aos colegas.
Confira a sessão na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....