segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Candidato desiste do pleito e Escola do Taquaral não terá eleição para diretor no dia 09 de dezembro

DA REDAÇÃO
- No próximo dia 09 de dezembro acontecerão as eleições para diretoras e diretores das escolas da rede municipal. Contudo, na Escola Municipal Ana Cândida Vieira, no povoado do Taquaral, não deverá ter votação, pois o único candidato inscrito renunciou ao pleito. 
João Batista de Castro Neto (Joãozinho Albino), atual diretor da unidade, era candidato à reeleição e apresentou o pedido de desistência junto à comissão eleitoral da escola, presidida pela professora Letícia Pereira Gomes. A carta foi recebida no dia 20/11/2020. 
Segundo servidores da unidade escolar, quando foi aberto o processo eleitoral, como atual diretor e com possibilidades de se candidatar à reeleição, Joãozinho Albino teve precedência na decisão e foi apoiado pelos demais professores, não surgindo nenhuma candidatura para concorrer com a sua. No seu ato de desistência, o próprio diretor entende que haveria possibilidades de se inscrever uma nova candidatura para esse processo eleitoral.
A professora Luzia Helena Caixeta, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego) em Orizona,  que acompanhou de perto o processo eleitoral, esclareceu que foi aberto o período de inscrições para os candidatos. De acordo com as diretrizes da própria eleição, quem tem direito de se candidatar são os professores que trabalham nas próprias escolas, o que aconteceu no Taquaral, quando o atual diretor apresentou intenção de concorrer à reeleição.
Com a desistência, a expectativa da escola era que fosse aberto novamente o prazo para que outras pessoas pudessem se inscrever. Só que de acordo com os departamentos jurídicos da Prefeitura de Orizona e do Sintego, a situação não seria tão simples, pois passou o período previsto para inscrições. Luzia Helena pensa que o ideal é que fosse garantido o processo democrático em todas as escolas, mas no caso do Taquaral, a burocracia impedirá que isso aconteça.
Sobre essa situação indefinida, a equipe da escola do Taquaral, depois de muito conversar, entendeu que seria mais prático deixar como está, porque a própria normatização da eleição prevê que onde não acontecer eleição, que for para o processo de indicação, o prefeito terá que seguir um rito, onde primeiramente terá que verificar entre a equipe da escola uma indicação; depois, não conseguindo levantar um nome entre o quadro de professores modulados na escola, verificaria nomes entre o quadro de professores em toda a rede do Município; e por fim, poderia indicar alguém do interesse do próprio prefeito, não sendo obrigatoriamente uma pessoa com vínculo com a escola.
Segundo o departamento Jurídico da Prefeitura, não seria possível no momento abrir novas inscrições para a escola do Taquaral, com um novo cronograma. A secretaria municipal de Educação, através da portaria nº 04/2020, inclusive homologou no dia 13/11/2020, a relação de candidaturas inscritas ao pleito nas escolas municipais, e o prazo de inscrições está totalmente ultrapassado. O ideal no caso da escola do Taquaral, seria começar tudo novamente, com um novo edital e cumprindo todas as etapas. 
Além de Joãozinho Albino, a professora Kátia Helou Cândido de Paula Freitas Bastos Ramos também concorria à eleição da Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira e desistiu do pleito. Nesse caso, como a professora Keila Aparecida da Silva Domingos também é candidata, o processo naquela unidade continuará normalmente.

Foto em destaque: Divulgação/ Escola Municipal Ana Cândida Vieira.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....