quinta-feira, 19 de julho de 2012

Orizona recebe recursos para implantação de Academia de Saúde

O Município de Orizona recebeu no início deste mês de julho, do Ministério da Saúde, o repasse da 1ª parcela de recursos financeiros para implantação da uma Academia de Saúde. A academia ao ar livre será implantada em praça pública localizada no bairro Santa Maria II. 
Foram depositados os 36 mil reais da parcela inicial do recurso, de um convênio fundo a fundo firmado entre o Fundo Municipal de Saúde e o Fundo Nacional de Saúde. No total serão repassados 180 mil reais. 
O projeto que garantiu o benefício foi elaborado pelos técnicos da secretaria municipal de Saúde, Marilda das Dores Pereira e Cláudio Sousa Porto, com a participação efetiva do secretário de Saúde, Renato Vieira da Cunha, e do prefeito Felipe Dias.
Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.
O projeto tem como metas ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde, fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde, potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS), promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações, promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer.
Tem também como objetivos específicos ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis, aumentar o nível de atividade física da população, estimular hábitos alimentares saudáveis, promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade, potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde e contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.
A partir da implantação da Academia de Saúde em um amplo espaço físico, são instalados entre outros,  equipamentos para alongamentos e construídos vestiários e banheiros e pistas para caminhadas. Profissionais da área de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional e monitores, estarão à disposição da comunidade para que esta possa praticar hábitos saudáveis e ter uma atividade física adequada.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Divulgação/ Blog Notícias da Cidade. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....