segunda-feira, 4 de junho de 2012

Audiência pública discute política estadual de Educação do Campo

Realizada em parceria pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e Ministério Público de Goiás, a primeira audiência pública sobre o anteprojeto de lei que trata da educação no campo em Goiás, ocorrida no dia 1º de junho, destacou a importância da criação de uma política estadual nesta área para alterar a realidade da população rural em idade escolar. As opiniões neste sentido foram unânimes entre os participantes das discussões, segundo observou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-GO, Simone Disconsi de Sá Campos, que esteve presente ao encontro.
O vice-presidente do Centro Social Rural de Orizona, Anselmo de Lima, a diretora e os coordenadores da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, Aparecida Maria Fonseca, Luisa Maria Ribeiro Almeida e César Augusto de Castro, respectivamente, participaram da audiência pública.
Na ocasião, foi ressaltada a necessidade de desenvolver na população do campo uma identidade pedagógica, de forma a estimular a manutenção dos estudantes no meio rural. Entre os problemas apontados durante os debates estão as dificuldades no transporte escolar, sobretudo com os longos trajetos enfrentados pelos alunos que residem no campo, o que acaba prejudicando o aprendizado. Diante disto, o encaminhamento do projeto de lei foi considerado pelos presentes como de grande relevância.
Além do MP e dos conselheiros do CEE, participaram desta primeira audiência representantes da Secretaria Estadual de Educação, do Serviço Nacional de Aprendizado, da Escola Família Agrícola de Orizona e o gestor do Pronacampo da UFG.
A segundo audiência pública sobre o tema foi confirmada para o dia 22, às 14h30, também na sede do Conselho Estadual de Educação, no Setor Oeste. Com o objetivo de concluir os debates, foram convidados para este encontro representantes das Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Gestão e Planejamento (Segplan), da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetaeg), da União Nacional de Dirigentes Municipais e da União dos Conselhos Municipais de Educação.
As audiências têm como objetivo detalhar o anteprojeto de lei sobre educação no campo e coletar informações que vão embasar o parecer a ser dado pelo Conselho de Educação sobre a proposta legislativa. 


*Texto: Ana Cristina Arruda. Foto: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....