quinta-feira, 14 de abril de 2011

Golpista querem censurar Amor e Revolução

Reproduzo trecho de matéria publicada pelo blog Limpinho e Cheiroso, que também reproduz matéria publicada no sítio Vermelho, mas visto no Blog do Miro.

"A novela “Amor e Revolução” vem rendendo. Desta vez, um portal militar resolveu fazer um abaixo-assinado contra a novela de Tiago Santiago, que aborda o período do regime militar no Brasil (1964-1985). Os donos do sítio – provavelmente acostumados à censura que perdurou na ditadura – querem que a trama seja proibida de ir ao ar no SBT.
O novelista Tiago Santiago, autor de “Amor e Revolução”, rechaçou o texto e se recusou a edulcorar a história em favor da visão obscurantista dos filhotes da ditadura. “Achei uma iniciativa despropositada, que interessa apenas aos criminosos, torturadores e assassinos, que violaram as Convenções de Genebra, nos chamados ‘anos de chumbo’ da ditadura militar”.
No abaixo-assinado, os signatários mentem ao dizer que “é óbvio que o governo federal, através da Comissão da Verdade, recém-criada, está participando do acordo em exibir a novela ‘Amor e Revolução’ no SBT. Parece-nos que se trata de um acordo firmado com o empresário Silvio Santos, visando o saneamento do Banco Panamericano do próprio empresário”.
A nossa posição: Os militares brasileiros, não saturados de tanto sacanear com nossa história e com nosso passado recente ainda defende a lei da mordaça até os dias de hoje (vejamos o seu mais respeitável? representante Jair Bolsonaro), apoada por veículos de comunicação em massa que apoiaram o golpe desde o primeiro instante, como os dos  Marinho e dos Frias.
Só superaremos essa fase sombria de nossa história quando abrirmos a caixa-preta dessa período em que se implementou a face mais vergonhosa e selvagem do ser humano enquanto alienador de sonhos e vidas e que ao mesmo tempo, nos trouxe experiências de luta fundamentais para a consolidação de uma democracia nos dias de hoje.
Não há nada de vergonhoso em um governo apoiar uma produção com esse propósito. Vergonha é a intolerância e o Estado de Excessão. Mas que fiquem claras as intenções e que não se distorça os fatos. Além disso, aguardamos ansiosos o momento em que nossa presidenta Dilma Rousseff, uma lutadora em favor das liberdades democráticas e vítima daquela intolerância, vai empenhar mais firmemente para que os documentos "secretos" daquele período venham a público e que se separe de fato os lobos dos cordeiros. E que os lobos sejam submetidos a um julgamento sem ressalvas e excessões.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....