quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Orizona no Plebiscito pelo limite da Propriedade Rural

Entre 1º e 7 de setembro o Fórum Nacional da reforma agrária e Justiça no Campo promove em todo o Brasil, o plebiscito pelo limite da propriedade rural. Mais de 50 entidades farão da Semana da Pátria e do Grito dos Excluídos, celebrado todo 7 de setembro, um momento de luta pela reforma fundiária em nosso país.
Vivem hoje no meio rural brasileiro cerca de 30 milhões de pessoas, pouco mais de 16% da população do país. O Brasil apresenta um dos maiores índices de concentração fundiária do mundo: quase 50% das propriedades rurais têm menos de 10 ha e ocupam apenas 2,36% da área do país. E menos de 1% das propriedades rurais (46.911) têm área acima de 1 mil hectares cada e ocupam 44% do território (IBGE, 2006).
As propriedades com mais de 2.500 ha são apenas 15.012 e ocupam 98,5 milhões de hectares: 28 milhões de hectares a mais do que quase 4,5 milhões de propriedades rurais com menos de 100 ha.
Diante desse quadro de grave desigualdade, não se pode admitir que imensas propriedades rurais possam pertencer a um único dono, impedindo o acesso democrático à terra, que é um bem natural, coletivo, porém limitado. É o que defende Frei Betto, um dos coordenadores do Plebiscito.
O objetivo do plebiscito, segundo Frei Betto, é demonstrar ao Congresso Nacional que o povo brasileiro deseja que se inclua na Constituição um novo inciso limitando a propriedade da terra princípio adotado por vários países capitalistas a 35 módulos fiscais. Áreas acima disso seriam incorporadas ao patrimônio público e destinadas à reforma agrária.
Em Orizona, quem desejar participar do plebiscito pode preencher uma cédula, com duas questões e depositar em urnas distribuidas até dia 7 (terça-feira) na EFAORI, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Colégio Estadual Maria Benedita Velozo, Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, Colégio Municipal João Gonçalves Ribeiro (Ubatan), Secretaria Paroquial e em algumas comunidades rurais do município.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....