quinta-feira, 27 de abril de 2023

Francisco Accioli, Maria Theófila e a Educação em Campo Formoso

Francisco Accioli Martins Soares nasceu em Neópolis, Estado de Sergipe, em 11 de outubro de 1881. Foi um político pioneiro em Pires do Rio e viveu também em municípios do sul de Goiás e Triângulo Mineiro. Era filho de José Leandro Martins Soares e Maria Emília Batista Martins Soares. Casou com a professora Maria Theofila Gonçalves, filha de João Gonçalves de Araújo e Francisca Ferreira de Araújo. Faleceu em Pires do Rio. Era farmacêutico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Entre 1913 e 1925 moraram em Campo Formoso (Orizona), onde Francisco manteve uma farmácia. Em 1914 foi nomeado sub-promotor do município, mas declinou a nomeação. Fundou ali, junto com José da Costa Pereira, o Colégio Bento XV, onde lecionava francês e história.
De acordo com o que consta em seu livro “Pontos Históricos de Pires do Rio” (1988), Francisco Accioli fundou com a esposa Maria Teófila Gonçalves Martins, em Araguari-MG, a Escola Particular “Trabalho e Perseverança”:
Fundada em 1906 em Araguari-MG, encerrando-se no ano de 1908 os seus trabalhos e reabrindo-se em 1909 a sua diretora, na cidade de Pouso Alto, hoje Pirancanjuba. Essa escola foi transferida para a antiga cidade de Campo Formoso, atualmente Orizona, em 1913 e, finalmente para Pires do Rio, em 1925, onde funcionou até o ano de 1938. Sua fundadora, minha esposa Maria Teófila Gonçalves Martins Soares alfabetizou grande número de alunos, que hoje, muitos deles, são médicos, bacharéis, farmacêuticos, engenheiros e outros ocupantes de profissões liberais diversas, ocupando muitos deles, posição de destaque em ambos os Estados, quer na vida particular ou na pública. Deixou a professora Mª Teófila as suas atividades escolares sem que, em tempo algum, tivesse recebido qualquer recompensa dos dois Estados onde trabalhou”.
Quando estiveram em Pouso Alto pela primeira vez (voltaram a morar no município na década de 1940), veio ao mundo o filho João Accioli (foto), um dos mais prestigiados poetas goianos. De acordo com Antonio Miranda, João Batista Gonçalves Accioli Martins Soares (João Accioli) nasceu em 1º de outubro de 1912, e faleceu em 1º de maio de 1990. Fez o primário com a própria mãe, Maria Teófila Gonçalves Martins Soares. No Ginásio Diocesano de Uberaba (MG) cursou Humanidades, e naquela escola também se destacou pelas atividades literárias.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP), onde atuou com destaque na Academia de Letras da escola, e, como clarinetista, tocou em orquestras paulistas. Especializou-se em advocacia trabalhista. Ajudou, como um dos fundadores, na constituição do Partido Progressista. Em suas atividades políticas, ocupou a Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de São Paulo. Chegou a ocupar a presidência da União Brasileira de Escritores, e foi membro da Academia Goiana de Letras.
Edméa Gonçalves Accioli (1916-1955), casada com Emílio Rincon Segóvia (1915-1991); Maria Emília Martins Soares Mendonça, casada com Américo Carneiro de Mendonça, também foram filhas do casal.
Em Pires do Rio e Santa Cruz, Francisco Accioli deixou um legado político muito relevante. Em Morro Alto não foi diferente. Por onde essa família passou, deixou a marca de sua intervenção positiva.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....