quinta-feira, 23 de março de 2023

Prefeitura Municipal assume a gestão do Hospital e Maternidade de Orizona

Durante ato realizado no gabinete do Prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, nesta quarta-feira, 22/03, foi assinado termo em que transfere a gestão do hospital de Orizona para a Secretaria Municipal de Saúde. Além da presença do secretário de Saúde Hernane Rodrigues, estiveram presentes os sócios da empresa Hospital e Maternidade São Pio X Ltda, que administraram o hospital nas últimas décadas, vereadores, servidores e o vice-prefeito Rui de Castro. A iniciativa de mudança na gestão partiu das dificuldades da atual empresa em manter o centro médico.
Partindo daí, a Administração mobilizou serviços de assessoria e buscou junto a Câmara Municipal a discussão e aprovação das leis necessárias para garantir que tudo acontecesse dentro da legalidade. Em 30 de setembro de 2022, por exemplo, foi sancionada a lei municipal nº 1.295/2022, que dispunha pela compra ou outro processo de aquisição, dentro da legalidade, além de criar os cargos necessários. A lei 1.301/2023, de 09 de fevereiro de 2023 "dispõe sobre a descentralização das ações e serviços de saúde no Município de Orizona, com a criação de entidade autárquica hospitalar de regime especial e dá outras providencia", ou seja, uma empresa pública encarregada de administrar o hospital.
Em rede social, a assessoria do prefeito Felipe disse que foi mais uma vitória da Saúde Pública:
"A partir de hoje Orizona conta com o Hospital Municipal para atender toda comunidade orizonense. Objeto de um projeto audacioso do prefeito Felipe Dias, adquirido com recursos próprios do município, o Hospital e Maternidade particular São Pio X, que há anos vem atendendo Orizona, passa agora a ser do povo de Orizona.
De ante mão agradecemos aos médicos, antigos proprietários, que com grande maestria geriram até aqui o Hospital, prestando serviços de extrema relevância e qualidade aos orizonenses. Imbuídos num só proposito, de proporcionar uma saúde cada vez mais de qualidade e próxima das pessoas, daremos seguimento no projeto de uma Saúde Pública 24 horas, do povo, para o povo".
A Prefeitura de Orizona assume a gestão, mas não torna proprietária do hospital, uma vez que o prédio e alguns equipamentos pertencem ao Centro Social Rural de Orizona, associação gestora da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI).

Entrega simbólica:
Na mesma data, o médico Joaquim Augusto Marçal fez a entrega simbólica das chaves do Hospital ao prefeito Felipe Dias. Em postagem nas redes sociais, o profissional disse:
"Hoje, encerro mais um ciclo em minha vida pessoal e profissional, me despeço do Hospital e Maternidade São Pio X após 42 anos de muita dedicação e resiliência. Durante todo esse tempo, trabalhei incansavelmente para garantir que nossos pacientes e seus familiares fossem atendidos com a máxima qualidade, transparência, honestidade e sobretudo carinho e empatia. Servi ao longo destes 42 anos, nesta instituição, a comunidade de Orizona e região oferecendo o meu melhor. Trabalhar aqui não foi apenas um trabalho, foi uma missão, uma responsabilidade que assumi com toda a seriedade e profissionalismo.
Compartilho hoje meu sentimento de gratidão por cada colega e paciente que cruzaram meu caminho nesses anos. Por milhares de vezes sorri ao ver casais receberem a benção de serem pais, me senti aliviado ao anunciar a familiares a alta de algum paciente, me preocupei ao 
ponto de passar noites em claro de preocupação com outros encaminhado para hospitais estaduais como também chorei ao ter que anunciar os desígnios de Deus. Minha despedida do hospital pode representar o encerramento de um ciclo, mas nunca um adeus pois continuarei a disposição da nossa população, cumprindo meu juramento de servir enquanto eu puder.
Enfim, meus agradecimentos a todos que me acompanharam nessa jornada, vocês foram essenciais para que pudéssemos chegar até aqui sem nenhuma mancha na história da Família Hospital e Maternidade São Pio X".
O prefeito agradeceu aos médicos gestores do antigo hospital e falou de seu desejo a partir de agora:
"De ante mão agradecemos aos médicos, antigos proprietários, que com grande maestria geriram até aqui o Hospital, prestando serviços de extrema relevância e qualidade aos Orizonenses.
Imbuídos num só proposito, de proporcionar uma saúde cada vez mais de qualidade e próxima das pessoas, daremos seguimento no projeto de uma Saúde Pública 24 horas, do povo, para o povo", disse.
A partir da segunda-feira (3) os médicos José Mesquita, Joaquim Marçal e Itamar Dias Teixeira estarão atendendo em novo endereço no antigo Centro de Excelência Saúde, na Avenida Augusto Pereira Mesquita, próximo ao Detran.

Fotos: Assessoria Prefeitura de Orizona/ Joaquim Augusto Marçal/ Google Street View.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....