quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Integrante da regional Centro-Sul de Saúde, Orizona se encontra em situação sanitária "Crítica", conforme avaliação da SES-GO

DA REDAÇÃO
- A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), apresentou durante reunião com autoridades nesta quarta-feira, 17, o mapa já dividido desta semana com as regiões que estão em três estágios de situação: alerta, crítica e calamidade. Orizona, que integra o regional Centro-Sul de saúde, encontra-se em situação "Crítica" (laranja), se acompanhar a realidade de toda a regional que faz parte. Contudo, os boletins epidemiológicos divulgados pela secretaria municipal de Saúde mostram que, isolando apenas o município, o nível seria provavelmente de "Situação de Alerta" (amarelo).
Por outro lado, Orizona está localizado entre duas regionais de saúde que foram classificadas em "situação de Calamidade" (vermelho no mapa): Estrada de Ferro e Entorno Sul. Além disso, está próxima a municípios onde os boletins apresentam dados preocupantes, como Luziânia, Pires do Rio, Ipameri, Caldas Novas e Catalão.
A SES-GO padronizou os dados, fazendo uma mediana em cada uma das dezoito regiões de saúde, de forma a facilitar a gestão da situação de crise. O governo estadual indicou na reunião que intensificará as pressões junto aos municípios para que estes acompanhem as orientações quanto aos procedimentos. Já o ministério público estadual prometeu entrar com ações contra aqueles que não respeitarem o que está preconizado na nota técnica.
De acordo com a nota técnica nº 01, divulgada pela secretaria estadual de Saúde na noite da última terça-feira, 16 de fevereiro, Orizona, município em "situação Crítica", deve levar em conta o seguinte nível e isolamento social:

"Funcionamento das atividades de alto risco de transmissão com lotação máxima de 30% da capacidade, conforme abaixo:
- Instituições religiosas;
- Bares e restaurantes.
Funcionamento das atividades de médio risco de transmissão com lotação máxima de 50% da capacidade, conforme abaixo:
- Academias, quadras esportivas escolas de esporte;
- Salões de beleza e barbearia;
- Shoppings e centros comerciais.
Para as atividades abaixo relacionadas, seguir recomendações específicas:
- Eventos sociais: capacidade máxima de 150 pessoas
- Empresas e escritórios: prioritariamente trabalho remoto ou 50% da capacidade do estabelecimento em trabalho presencial.
- Transporte públicos: lotação máxima limitada ao quantitativo de passageiros sentados;
- Funerais: máximo de 10 pessoas".

Em aspectos gerais, de acordo com a nota técnica, 
"- Independente do local a ser frequentado, deve-se utilizar máscara de proteção respiratória, de forma adequada (cobrir boca e nariz), mantendo todos os cuidados no ato da manipulação das mesmas, com trocas periódicas, tal como preconizado em normas previstas em manuais e protocolos de biossegurança;
- realizar a higienização das mãos com soluções alcoólicas 70% e respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas a fim de minimizar a disseminação do SARS- CoV-2 no Estado de Goiás".

A regional Centro-Sul, que Orizona faz parte, tem também os municípios de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis e Vicentinópolis.
Durante entrevista ao jornal Orizona FM nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha disse que o município de Orizona está trabalhando com o propósito de elaborar uma nova normativa, que provavelmente deverá ser um pouco mais rigorosa, mas não o suficiente para prejudicar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....