segunda-feira, 6 de maio de 2019

Divino de Carvalho, um Militante na Defesa do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira, 06 de maio, se estivesse entre nós, Divino de Carvalho completaria 63 anos de idade. Nascido no ano de 1956 morreu precocemente em 20 de agosto de 2014. Apesar de seu comportamento discreto e vida modesta, deu grande contribuição ao município de Orizona. O seu legado precisa ficar para sempre em nossa memória.
Militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B) teceu lutas que foram bem além da militância partidária. A sua causa maior foi o Meio Ambiente. Em concordância com a professora Neusa Canêdo, digo que este foi o mais importante ambientalista que atuou no município.
Também acreditava no associativismo, sendo fundador e dirigente da Associação do Bairro Santa Maria. Foi membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Na educação ambiental, contribuiu muito para a criação da Sala Verde, do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira. Também foi grande parceiro da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI), recebendo em seu viveiro de mudas, estudantes em visitas de estudo e estagiários.
A seu respeito, compartilho abaixo, belo texto da professora Neusa Canêdo, homenagem por ocasião do falecimento de Divino de Carvalho em 2014, publicado na época no Facebook:

“Querido amigo, aceite a minha Homenagem e descanse em Paz!!!
Divino de Carvalho, um Ilustre cidadão, o maior ambientalista da História de Orizona!!! Um homem simples, inteligente, generoso, sábio, ambientalista, grande conhecedor das orquídeas, político por natureza e amigo, faleceu em sua residência próximo às suas orquídeas. Há muito tempo vinha lutando contra problemas de saúde... 
Devo registrar que esse grandioso cidadão orizonense dedicou a sua vida em prol da causa ambiental e cuidando de sua família (quantas vezes fez caminhadas com a sua Dindinha Luzia e a cadelinha Chica), promoveu vários eventos, incentivou o cultivo de orquídeas, criou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, promoveu várias Mostras de orquídeas, ajudou na construção da Sala Verde doando 5 mil mudas de árvores frutíferas e do cerrado do seu viveiro(essas mudas foram vendidas a um real cada, iniciando a compra de materiais de construção para construir a Sala...), coordenou por muitos anos a Associação de bairro, construiu uma área verde para proteger uma nascente no Bairro Santa Maria em parceria das escolas e comunidade local, grande defensor do cerrado, dentre outros.
Divino de Carvalho foi o responsável por disseminar em Orizona belíssimas quaresmeiras, jabuticabeiras, pequizeiros, ipês e milhares de outras espécies, enriquecendo a arborização dos quintais de nossa cidade. Deixo aqui a minha mais sincera homenagem a esse cidadão do bem, destemido, generoso, íntegro, grande amigo e companheiro de luta, que trabalhou muito durante a sua vida pela causa ambiental, sempre buscando a qualidade de vida através da proteção de nascentes, do plantio de árvores, incentivando e ensinando as pessoas a cultivarem belíssimas orquídeas. Divino de Carvalho, quem planta "vidas" durante a sua vida, não morre, deixa marcas de cores, perfumes, sabores e consciência ambiental no coração das pessoas. Hoje mesmo fotografei os belíssimos Ipês Amarelo que você plantou no Bairro Santa Maria. Estão lindíssimos!!! 
Lembra daquela muda de Ingá do cerrado que você me deu? Eu, a Michelle Peres e os alunos da Sala Verde plantamos aquela muda e hoje para te homenagear no dia da sua partida para a eternidade eu a fotografei, está uma belíssima árvore, localizada na Praça Luís Inácio Martins Araújo, próximo da Capelinha Nossa Senhora de Fátima. 
Divino, descanse em paz!!!
Na eternidade rogue a Deus para dar consciência ecológica a todos os seres humanos que gostam de destruir ou maltratar a Mãe Terra...
Deus lhe pague por todo bem que você fez em prol de Orizona e do meio ambiente!!!
Um abraço ecológico da sua amiga Neusa Canedo.
Orizona, 20/08/2014”.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....