sexta-feira, 12 de abril de 2019

O conturbado Cenário Político na década de 1930 em Campo Formoso

Se o cenário político em Campo Formoso (Orizona) foi tenso na década de 1910, por conta das disputas territoriais com os municípios vizinhos, internamente as coisas iam muito bem até o final da década de 1920. Sobre isso, o bacharel em Direito e escritor Cillenêo de Araújo (Leo Lynce) comenta em texto para o jornal A Roça, em janeiro de 1924 [1]:
“Porque a política, ou para dizer como o velho Rui, a politicalha, tão nociva às localidades do interior, está fora das cogitações dos campoformosenses. Morto José da Costa, o saudoso e querido chefe daquele povo, ninguém disputou o penacho, que andou de mão em mão como um presente de grego, até que, um dia, premidos pela necessidade de se entenderem com os governantes, os homens mais graduados do lugar se reuniram e obrigaram Abilon Borges, moço inteligente e estimadíssimo, a aceitar as funções, tão cobiçadas alhures, de leader da política local. E o Abilon vai se conduzindo admiravelmente nesse posto”.
Do ponto de vista econômico e tecnológico, muitos avanços aconteceram nesta última década: Pio José da Silva e um grupo de parceiros construiu a estrada entre a estação do Roncador e a cidade de Santana das Antas (Anápolis) no primeiro ano da década de 1920 e a estrada até Ubatã no final da década. Em 1923, os trilhos da ferrovia chegaram a Ubatã. Também naquele ano começou as tiragens do jornal A Roça, de Egerinêo Teixeira, que tinha como objetivo valorizar as iniciativas locais e não por acaso, foi pioneiro das ideias  difundidas pelo Modernismo paulista, especialmente do pensamento de Menotti Del Picchia. Em 1926, José Albino de Oliveira trouxe a energia elétrica e em 1928, foi inaugurada a estação ferroviária de Ubatã, bem como chegou a linha do telégrafo, facilitando sobremaneira as comunicações. Tudo isso permitiu um impressionante desenvolvimento econômico do município entre as décadas de 1920 e 1940.
Em nível estadual, o governo estava nas mãos das forças caiadistas e de seus aliados desde o movimento de 1909. Em nível de Brasil, as coisas não iam muito bem. A Primeira República dava sinais de crise desde muito antes e a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, afetando seriamente a economia brasileira, foi o estopim para o que viria posteriormente. Em 1930, o movimento armado liderado pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul tomou o poder, depondo o presidente Washington Luiz em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e colocou na presidência o líder gaúcho Getúlio Vargas.
Em Goiás, partindo de Rio Verde e com o apoio das forças mineiras, o grupo armado chegou à cidade de Goiás, permitindo que Pedro Ludovico Teixeira se ascendesse ao governo estadual, como interventor federal nomeado por Getúlio, reproduzindo em Goiás o que acontecia em nível nacional. Como ocorre na velha política oligárquica predominante historicamente em que prevalece a velha máxima ‘aos amigos tudo; aos inimigos a força da lei’, com a Revolução/ Golpe de 1930, a família Caiado e seus aliados foram praticamente banidos do Estado de Goiás.
Em 1930, a região da Estrada de Ferro era de longe a principal força econômica estadual. Com a nova conjuntura política, as relações de poder alteraram com o apoio das lideranças desses municípios e o cenário, antes tranquilo, tornou-se muito conturbado nesta década. Em Campo Formoso isso pode ser claramente visto pelo burburinho nos veículos de comunicação da época e por alguns acontecimentos.
Pedro Ludovico, no início da década, implantou algumas novidades que provocaram aplausos em seus apoiadores e insatisfação nos adversários. Entre as ações, lançou em 1933 a pedra fundamental de Goiânia, que se tornaria a nova capital. Em agosto de 1935 foi promulgada a nova Constituição Estadual. Qualquer crise nos municípios era o suficiente para que o interventor federal exonerasse o prefeito e nomeasse um substituto.
Um fato político provocador de intrigas foi o surgimento de uma nova oposição, composta por antigos apoiadores do movimento de 1930. Liderado pelo deputado federal Domingo Neto de Vellasco tornou uma força política de oposição a Pedro Ludovico no ano de 1933. O deputado, que antes participara do movimento junto com o grupo de Ludovico e era uma de suas referências nos quatro primeiros anos de governo, tinha se voltado contra Ludovico. O jornalista Vellasco desejava ser eleito governador constitucional, mas viu seus interesses decaírem com o pleito do interventor para o mandato. Assim, aliou-se à família Caiado e começou a se opor duramente contra a mudança da capital, alegando que era um custo que as contas estaduais não poderiam arcar. Em Campo Formoso, tinha o apoio, entre outros, de Egerinêo Teixeira, Euclides Bretas e Dr. Raphael Leme Franco. Como Vellasco tinha no município uma base importante, a localidade passou a ser um dos centros das ferrenhas disputas políticas no Estado.
A figura de Egerinêo Teixeira ficou muito marcada por seus textos ácidos e provocativos na imprensa goiana e mineira na época. Tornou-se praticamente persona non grata do interventor federal. Egerinêo escrevia de forma feroz em alguns jornais, como o Lavoura e Commercio (Uberaba) e O Ipameri (Ipameri). Imediatamente, era respondido por alguns governistas, como o ex-juiz de Direito e deputado Mário de Alencastro Caiado, verdadeiro proprietário do jornal Voz do Povo.
Outro fato que causou muita tensão em Campo Formoso foi entre o prefeito Públio de Souza e o cidadão Antenor Alves Pinheiro, dentro do prédio onde funcionava a Prefeitura, no largo da Matriz. O 2º tenente Públio de Souza veio de Santa Luzia em julho de 1933, depois de ter sido prefeito interventor naquela localidade. Pedro Ludovico sempre o enviava para localidades que exigiam uma postura firme do administrador municipal. Chegando a Campo Formoso, implantou o seu jeito autoritário de governar e foi acusado pelo grupo do interventor e por Mário Caiado de ter aderido à política de Vellasco [2].
Públio de Souza determinou, por exemplo, que os proprietários de imóveis da cidade devessem limpar totalmente os lotes e retiram todas as árvores frutíferas dos quintais. Além disso, as crianças com famílias com suspeita de Leishmaniose não poderia frequentar a escola. Isso porque havia na cidade um surto da doença. A decisão atingiu aos filhos de Antenor Pinheiro, que deslocou até a cidade de Goiás, realizou exames médicos nos filhos e retornou a Campo Formoso com um laudo de que estes não estavam doentes e poderiam frequentar a escola.
Em dia de setembro de 1933, Antenor foi logo de manhã à prefeitura para mostrar os exames e exigir que seus filhos fossem às aulas. O prefeito ficou muito irritado de ser desafiado e entrou em luta corporal com o cidadão. Além disso, desferiu vários tiros contra mesmo, que teve a sorte de não ser atingido com gravidade. Após o ocorrido, Pedro Ludovico não tardou em remover o tenente de Campo Formoso. Posteriormente, Públio foi prefeito em Catalão.
Uma prova de quanto o cenário político na década de 1930 era tenso e a mão do interventor era ‘pesada’, foi a quantidade de prefeitos que Campo Formoso teve em um curto período de tempo:
- Euclides Tolentino de Figueiredo Bretas, o mais longevo nesse período, governou de 20 de dezembro de 1930 a março de 1933;
- Alpheu Caixeta governou de 18 de março de 1933 a julho do mesmo ano;
- Públio de Souza, que fora prefeito em Santa Luzia, tomou posse em julho de 1933 e ficou até dezembro daquele ano;
- Júlio de Castilho Guimarães, ex-prefeito de Pilar, tomou posse em 25 de dezembro de 1933;
- Aguinaldo França (Guinu) foi prefeito entre 21 de julho de 1934 e maio de 1935;
- O Tenente Livertino Leão Sobrinho tomou posse em 30 de maio de 1935;
- João Sampaio da Silva foi prefeito de 28 de julho de 1935 até a posse de Egerinêo Teixeira em 04 de janeiro de 1936.
Com a Constituição Estadual de 1935, foram convocadas eleições municipais no final do ano. Em Campo Formoso, Maurity Silva se propôs ao pleito pelo lado governista, enquanto Egerinêo Teixeira foi candidato pela oposição. Vendo o andamento do processo eleitoral, com a conjuntura favorecendo claramente seu amigo e adversário Egerinêo, Maurity abdicou da candidatura a prefeito. Desta forma, o jornalista foi aclamado prefeito de Campo Formoso.
Egerinêo Teixeira foi empossado em 04 de janeiro de 1936. Na ocasião também tomaram posse os integrantes do Conselho Municipal, equivalente a Câmara de Vereadores. No dia seguinte foi eleita a direção do Conselho, tendo como presidente, Rodolpho Fernandes de Castro; vice-presidente, José Leveriano dos Reis; 1º secretário, Garibaldi Teixeira; e 2º secretário, Maurílio de Souza. Também integravam a casa os conselheiros Asclepíades R. Porto, Germiniano Pereira Braga e Maurity Silva. O jovem Alcino Bretas ocupava a função de auxiliar de secretaria no legislativo.
Egerinêo foi o primeiro e único prefeito a ser eleito no município até 1945. Isso porque com o Estado Novo em 1937, um golpe dentro do golpe, dado por Getúlio Vargas, as Constituições de 1934 (Federal) e 1935 (Estadual) foram revogadas, assim como foram cassados os mandatos em vigência. Contudo, Pedro Ludovico se manteve como Interventor Federal e nomeou Egerinêo Teixeira para continuar prefeito, através do Decreto nº 11, de 30 de novembro de 1937.
Partimos agora para o fato mais grave na política de Campo Formoso na década de 1930. Foi o assassinato de Egerinêo por Benedito Almeida em 06 de junho de 1938, por uma questão supostamente envolvendo a concessão de um cartório para o autor dos disparos, que era parte interessada, nas ficaram dúvidas se o homicídio não fora por mando de seus adversários políticos. Benedito praticou o crime no largo da Matriz de Nossa Senhora da Piedade com a presença de muitas testemunhas. Após o ato, fugiu. A polícia instaurou inquérito, que foi presidido por Hamilton Barros Vellasco, delegado de polícia e promotor de justiça na Capital. Impressionantemente, o júri da Nova Capital (Goiânia) entendeu em 12 de dezembro de 1938, por seis votos a um, que Benedito Almeida não era responsável pela morte do prefeito de Campo Formoso. O caso, que causou grande comoção em Campo Formoso, provocava agora, muita perplexidade por seu desfecho.
Com a morte de Egerinêo no exercício de seu mandato, ficou como encarregado do expediente da prefeitura de Campo Formoso seu sobrinho Geraldo Araújo Valle. A função perdurou até 16 de setembro de 1938, quando tomou posse, nomeado por Pedro Ludovico, o professor José da Costa Pereira. Zequinha Costa foi mantido no cargo até outubro de 1945, quando um golpe de Estado derrubou Getúlio Vargas e como consequência, o Interventor Federal em Goiás e os prefeitos nomeados.
Esse último período, até mesmo pela comoção causada pelo assassinato do jovem prefeito, a repressão do Estado Novo, além do espírito conciliador de José da Costa Pereira, finalmente acalmaram um pouco os ânimos em Campo Formoso. Fatos polêmicos e com repercussão não foram registrados naqueles anos.

 ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com) 


Referências, Fontes Documentais e Notas:

1. Ver: Jornal A Roça, Campo Formoso - Atual Orizona/GO - Ano I, N. 3, 8 de janeiro de 1924.
2. Ver: Voz do Povo. Ano VIII. nº 316. p. 01, de 11 de fevereiro de 1934.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....